Educação

Escola de São Caetano concorre a prêmio internacional de arquitetura

O projeto arquitetônico da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cleide Rosa Auricchio, localizada no bairro Santo Antônio, em São Caetano, está concorrendo ao Prêmio Obra do Ano 2023, promovido pelo site especializado ArchDaily Brasil, que representa o melhor da arquitetura dos países de língua portuguesa.

Com o conceito de escola-parque, a EMEI concorre na categoria Arquitetura Educacional. Em sua sétima edição, o Prêmio Obra do Ano é o único prêmio no mundo da arquitetura portuguesa no qual os vencedores são escolhidos por voto popular. Para votar, é preciso entrar no site  ArchDaily Brasil e buscar “Obra do Ano 2023” ou ir diretamente ao link: https://boty.archdaily.com.br/br/2023/candidates/157653/escola-parque-emei-cleide-rosa-auricchio-slash-carolina-penna-arquitetos

A primeira etapa do prêmio vai até o dia 22 de março. No dia 23, serão anunciados os 15 finalistas para a etapa final da premiação.

Prêmios

Em 2021, o projeto da unidade escolar, de autoria do Escritório Carolina Penna Arquitetos, foi um dos vencedores da Premiação IABsp 2021, prêmio concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo. Também foi destaque da Revista Projeto, especializada em arquitetura.

O projeto da EMEI Cleide Rosa Auricchio é modelo de sustentabilidade, que integra a unidade escolar à Praça Luiz Olinto Tortorello. A construção da escola-parque atende 15 medidas de sustentabilidade urbana, de acordo com os critérios do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo. A atenção ambiental está presente, por exemplo, na acessibilidade universal, plantio de espécies nativas, ventilação e iluminação natural, uso de economizadores de água nas torneiras e pavimentação permeável, entre outras medidas.