O escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), localizado na Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) completou 25 anos de fundação. A entidade é a única do ABC a ter esse escritório.
Na quarta (19), o presidente da Acisa, Pedro Cia, reuniu associados e empresários para um café da manhã especial para celebrar a conquista.
“Os 25 anos da Junta Comercial na Acisa mostram a nossa vanguarda de pensamento, o nosso sempre pensar na frente, como empresários e empreendedores”, destacou o presidente.
Saul Gelman, então presidente da Acisa, na época da implantação do escritório, relembrou o período da inauguração do escritório da Jucesp. “Fomos favorecidos pelas circunstâncias na época. Então, o que aconteceu e porque aconteceu é o que importa, principalmente para as novas gerações. Há mais de 25 anos, até então, o escritório da Junta do Estado estava localizado na cidade de São Paulo e qualquer pessoa, escritório, que precisasse dos serviços de contabilidade, por exemplo, precisaria se locomover até a Capital. O Governo de São Paulo, na época, com o governador Mário Covas, decidiu fazer a descentralização, mas isso não foi oferecido de bandeja. Muito pelo contrário, precisava-se restringir a entidade de comportamento ilibado, e nos oferecemos”, contou.
Segundo Gelman, o novo serviço oferecido também ajudou a manter a existência da entidade.
“Essa visão que vocês tiveram, outra grande missão para qualquer pessoa que exerce um papel de liderança, é fundamental que ela, não só enxergue os desafios do hoje, mas consiga projetar as necessidades para o amanhã. Poucas pessoas têm essa capacidade, como vocês tiveram no passado, em enxergar essa necessidade. Se Santo André não tivesse se mexido, alguma outra cidade poderia ter realizado esse serviço”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.
Atualmente, são analisados cerca de 120 processos entre abertura, alteração e encerramento de empresas. Segundo o secretário, em 2022, o município registrou a abertura de 18 mil empresas novas, e teve o fechamento de 8 mil, obtendo um saldo positivo de 10 mil empresas. Além disso, disse que o tempo de abertura de uma nova empresa é de 1 dia e 4 horas.
“O prefeito Paulo Serra tem repetido muito isso, que a grande vocação do ABC deve ser a inovação. Essa deve ser a nossa vocação, seja inovar no comércio, nos serviços, seja inovar na indústria. Então, precisamos fazer com que as empresas daqui sejam cada vez mais competitivas, e temos imprimido todos os esforços para que essas empresas continuem sempre competitivas na nossa região”, afirmou.