Política

Estado abrirá 1.600 novos leitos até o dia 30 de julho

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; de Segurança Pública, general João Camilo de Campos; do secretário-executivo de Educação, Haroldo Corrêa Rocha; do secretário-executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus, João Gabbardo dos Reis e do coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Carlos Carvalho, nesta sexta (5) de junho, a chegada de novos respiradores para o Estado.

“O Estado já entregou, até quinta (4), 977 respiradores para a região metropolitana, litoral, Capital e interior. Outros 700 serão entregues, até o final da próxima semana. Já totalizamos mais de 1.600 respiradores nos hospitais, o que nos permitiu abrir mais de 7 mil leitos de UTIs. Outros 1.600 novos leitos ainda serão abertos, até o dia 30 de julho”, informou Doria.

Manifestações- O general Camilo revelou que a Polícia do Estado, junto ao Ministério Público, realizou diversas reuniões, para identificar e agir contra aqueles que forem contra o direito institucional dos cidadãos às manifestações. “A Polícia de São Paulo irá garantir e proteger os manifestantes, como já tem realizado. Só no mês de maio foram 146 manifestações. Faremos revistas criteriosas para evitar que participantes levam ao local das manifestações objetos que possam causar danos às outras pessoas”, disse.

Volta às aulas- “Ainda não há previsão. Estamos realizando o planejamento da retomada das aulas presenciais, que deverá ser faseada. Dependemos da evolução da pandemia e da orientação científica da área da Saúde. Os prédios escolares estão fechados, mas, as aulas estão acontecendo remotamente, no Estado, por meio do Centro de Mídias, um aplicativo para conectar alunos e professores, com internet patrocinada pelo Estado”, afirmou Rocha.

ABC- O presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, participou da coletiva e, na ocasião, Vinholi anunciou que o ABC recebeu, nessa semana, 40 novos respiradores e ainda receberá, no início da próxima semana, mais 30 novos equipamentos. “Isso possibilitará o ABC a reduzir a níveis inferiores a 80% a taxa de ocupação de leitos de UTI, permitindo assim, que a região possa avançar a fase 2 (laranja) da quarentena. Se isso for efetivado, o anúncio poderá ser feito, na quarta (10)”, garantiu.

BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:

–  134.565 casos confirmados (alta de 4%, em relação à quinta-feira, 4)

–  8.842 óbitos (alta de 3%, em relação à quinta-feira, 4)

–  12 mil internações (em UTI e em enfermaria)

Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 71% e na Grande São Paulo de 80,5%.