O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta segunda (5) de outubro, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Transportes, Alexandre Baldy; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Educação, Rossieli Soares, ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus.
O governador iniciou com a mensagem de que o Estado chegou, no último final de semana, a 1 milhão de pessoas infectadas e a36 mil mortes pelo Coronavírus no Estado de São Paulo.
Na ocasião, foi anunciada a retomada das obras da Linha 6 do metrô. Serão investidos R$ 15 milhões com a geração de 1000 novos empregos. As obras serão retomadas nesta terça (6) de outubro. Quando pronta, a Linha 6 receberá 630 mil passageiros por dia. A obra será composta por 15km de túneis com 23 trens em operação. A Linha 6 do metrô é o maior projeto de infraestrutura da América Latina.
O governador ainda anunciou que o Estado mantém a volta opcional das aulas presenciais das escolas, válido para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, ainda área da Educação, Doria revelou que as matrículas para o ano letivo 2021 serão antecipadas. Para os alunos já matriculados na rede estadual, o prazo é até 16 de outubro. Aos alunos que ainda não estão matriculados na rede estadual, o prazo é até 30 de outubro.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 1.004.579 casos confirmados
– 36.220 óbitos
– 3.572 internações em UTI
– 4.605 internações em enfermaria
– 880 mil pacientes recuperados
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 43,3 % e na Grande São Paulo de 41,9 %.