O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, durante coletiva de imprensa, ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann, de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip, nesta segunda (13) de abril, novas medidas no combate ao coronavírus, para a região metropolitana de São Paulo.
1ª) Contratação de 1.185 profissionais da Saúde para trabalharem em hospitais e equipamentos de saúde dos 645 municípios do Estado. Serão 260 profissionais convocados, por meio do último concurso público realizado, que já iniciarão suas atividades em 22 de abril e outros novos 925 que serão selecionados, por meio de processo seletivo. As inscrições estarão abertas de 15 a 22 de abril e que começarão suas atividades em 1º de maio;
2ª) Orientação educativa, por meio de 200 agentes da Vigilância Sanitária, para visitação de estabelecimentos comerciais e comunidades, para informar e dar orientação adequada para seguir a quarentena e dispersar aglomerações;
Na ocasião, Doria ainda agradeceu pelo índice de isolamento social obtido, que passou de 47% para 59%, nos últimos dias. “Parabéns à todos que nos ajudaram a alcançar. Teremos um novo desafio, o de ultrapassar a barreira dos 60% de isolamento, para reduzirmos o potencial número de pessoas infectadas. Quanto maior e melhor for o nosso isolamento social, mais rápido voltaremos ao normal”, ressaltou.
O governador ainda anunciou os municípios do Estado que conquistaram o melhor índice de isolamento social. São Bernardo (único do ABC), com 60%; São José dos Campos, com 61%; Osasco, com 62%; Guarulhos, com 63% e Mogi, com 64%.
BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:
– 8.755 casos confirmados
– 588 óbitos
– 836 em UTI
– 901 em enfermaria
– 1.524 altas médicas