O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta segunda (31) de agosto, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus.
Doria demonstrou preocupação com o número impressionante de pessoas nas praias do litoral de São Paulo, se aglomerando ‘sem máscaras, de forma inadequada e perigosa’. “Não temos razões para celebrar. Temos razões para nos preocupar. Os resultados positivos que São Paulo tem alcançado não justificam relaxamentos e aglomerações de nenhuma espécie, nem em praias, nem em parques, nem em bares, nem mesmo em festas em residências particulares. Estamos em quarentena, uma quarentena inteligente, proposta pelo Plano SP, mas, enquanto não houver a vacina. Estamos lutando contra o vírus, a favor da vida”, enfatizou. E, completou: “Temos 30 mil brasileiros de São Paulo que não conseguiram se recuperar da Covid-19”. Também fez um apelo para que os prefeitos do Estado não permitam aglomerações, seja em parques, praças ou a beira mar.
Além disso, o governador anunciou que, pela terceira semana consecutiva, houve redução no número de óbitos e internações, na comparação da semana de 16 a 22 de agosto, com a de 23 a 29 de agosto. A queda do número de óbitos foi de 4% e de internações de 4,4%, na média geral do Estado. “Atingimos o menor número de casos confirmados em 100 dias, registramos a marca dos 938 casos em 24 horas”, anunciou Gabbardo.
O governador ainda anunciou o encerramento das atividades do Hospital de Campanha do Heliópolis, devido à redução de 81% na procura por internações. Foram atendimentos 989 pacientes de 40 cidades no local. A partir de agora, o hospital irá retomar a realização de cirurgias eletivas, que foram reduzidas durante a pandemia. A expectativa é aumentar de 600 para 1.200 o número de cirurgias. Já o Hospital de Campanha do Ibirapuera deverá funcionar até 30 de setembro, caso não haja mudanças no quadro epidemiológico.
Na área econômica, foram criadas 20 mil vagas de cursos de tecnologia da informação para mulheres, para estímulo a capacitação profissional e geração de renda. Serão quatro opções de cursos, como programação de sistemas, web designer e desenvolvimento de web sites, com duração de 80 horas/aulas, oferecidas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). As inscrições são gratuitas e as aulas terão início no dia 14 de setembro.
Também foi anunciado que o Comitê Solidário do Estado, na 17ª reunião, realizada, na manhã de hoje, totalizou em doações, R$ 1, 51 bilhão em produtos, serviços, etc, no combate ao novo coronavírus.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 804.342 casos confirmados
– 30.014 óbitos
– 4.955 internações em UTI
– 6.312 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 54% e na Grande São Paulo de 51,3%.