Política

Estado autoriza funcionamento do comércio por 8h

O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (19) de agosto, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Habitação, Flávio Amari, de Educação, Rossieli Soares, de Turismi, Vinicius Lummertz, ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus.

Garcia revelou que, na próxima sexta (21), será publicado decreto que permite o funcionamento de todos os setores por até 8h, nas cidades que estão na Fase Amarela do Plano São Paulo. Os empresários podem decidir se a jornada será contínua ou fracionada. As decisões poderão ser tomadas em critérios municipais.

Garcia revelou também que será publicado decreto, na quinta (20), com critérios objetivos para a volta às aulas com possibilidade de aulas optativas de reforço a partir de 8 de setembro e das aulas presenciais a partir de 7 de outubro. No entanto, poderá haver veto pela Vigilância Sanitária. Os municípios não poderão autorizar a volta às aulas presenciais antes da data estipulada pelo Estado, mas podem ser mais restritivos de acordo com critérios epidemiológicos de cada cidade. 

 

BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:

-721.377 casos confirmados

– 27.591 óbitos

-5.285 internações em UTI

-7.037 internações em enfermaria

Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 57,2% e na Grande São Paulo de 55,2%.