Política

Estado de São Paulo tem 20% do total de casos do Brasil

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (31) de julho, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis, e ao presidente da Sabesp, Benedito Braga, a 9ª reclassificação do Plano SP.

O Vale do Ribeira foi rebaixado da fase 3 (amarela) para a fase 1 (vermelha), devido a piora do número de casos e óbitos na região, principalmente no município de Registro, onde foi implantado 10 novos leitos de UTIs, além de equipamentos e outros medicamentos, segundo solicitação da secretária municipal da cidade.

“O Plano SP foi feito para avançar, sempre que possível, mas retroceder, sempre que necessário”, afirmou Doria.

O governador também anunciou que a ciclovia da Marginal de Pinheiros será reaberta, nesta segunda (3) de agosto, após completa reforma em seu trajeto de 22 km, com a retirada de 50 toneladas de lixo e das lombadas. Além disso, segundo Doria, foi instalada na Estação da Vila Olímpia da CPTM, um posto especial de apoio aos ciclistas. Em breve, também será instalada iluminação, o que permitirá o funcionamento da ciclovia também à noite. A revitalização foi patrocinada pelo Banco Santander e pela Sabesp.

Além disso, Doria revelou que, nesta segunda (3), 350 agentes de seguranças do Metrô SP passarão a utilizar câmeras corporais (bodys cams). Foram escolhidos profissionais de oito estações e, até o dia 30 de outubro, 1,2 mil profissionais também irão receber o aparato, com o objetivo de melhorar a segurança nos locais.

AVANÇO DA PANDEMIA NO ESTADO- Segundo Gorinchteyn, 20% do total de casos do Brasil correspondem ao Estado de São Paulo, sendo que em 83 municípios (38% das cidades do Estado) estabilizaram ou diminuíram o número de casos e em 89% das cidades houve queda ou estabilização do número de óbitos.

BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:

– 542.304 casos confirmados

– 22.997 óbitos

– 5.509 internações em UTI

–  7.765 internações em enfermaria

Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 64% e na Grande São Paulo de 62,1%.