O governador João Doria anunciou, nesta quinta (11) de março, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a adoção da Fase Emergencial em todo o estado a partir de 15 de março. Nesta fase, aumentam as restrições para 14 atividades, colocando mais de 4 milhões de pessoas em restrições adicionais. Os setores que terão de adotar as novas medidas são: Escritórios, call-center, jurídico e atividades administrativas; estabelecimentos comerciais; administração pública; Restaurantes, Bares e Padarias; Transporte Coletiva & Individual; Educação (Básica, Fundamental e Médio); Comércio para Eletrônicos; Tecnologia; Comércio para Materiais de Construção; Ensino Superior e outros ramos da educação; Supermercados & Similares; Hotelaria; Esportes e Telecomunicações.
As alterações são: Atividades com restrição completa – Serviço de retirada (take-away) de todos os setores, Lojas de materiais de construção, celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas coletivas.
Tele-trabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais: órgãos públicos e escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial
Não autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento comercial: Permitida somente serviços de drive-thru (entre 5h e 20h) e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
Além disso, continua valendo o toque de recolher entre 20h e 5h. Praias e parques estão proibidos, assim como qualquer aglomeração.
Denúncias de aglomerações devem ser feitas por meio dos telefones: 0800-771-3541 e 3065-4666.
Transporte: Recomenda-se o escalonamento do horário de entrada no trabalho para evitar aglomerações no transporte público: 5h-7h para trabalhadores da Indústria; 7h-9h para trabalhadores de Serviços e 9h-11h para trabalhadores do comércio.
A Fase Emergencial estará em vigor no estado até 30 de março. Quem tiver dúvidas pode acessar www.sp.gov.br .
Rossieli Soares, secretário de Educação, anunciou que escolas continuam autorizadas a funcionarem, porém devem permanecer abertas apenas pra alimentação e distribuição de materiais e chips, mediante agendamento prévio.Todas as atividades nas escolas deverão ser reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. Além disso, os recessos escolares de abril e outubro serão antecipados para 15 a 28 de março, sem prejuízo no calendário escolar. A Secretaria da Educação também vai indicar que a medida seja adotada nas escolas municipais e particulares.
Participaram da coletiva os secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a Diretora Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Eloisa Bonfá, a Coordenadora de Controle de Doenças, Regiane de Paula e José Medina, membro do Centro de Contigência Covid-19.
BOLETIM- Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:
– 2.164.066 casos confirmados
– 61.010 óbitos
– 9.184 pacientes internados em UTI
– 11.692 pacientes internados em enfermaria
A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 87,6% e na Grande São Paulo de 86,7%.