O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (10) de julho, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; de Turismo, Vinicius Lummertz, ao coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Paulo Menezes e do secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, a 6ª atualização da quarentena, com a reclassificação de fases das regiões de acordo com o Plano São Paulo.
Segundo Doria, no dia 15 de julho se iniciará um novo período da quarentena, que irá até o dia 30 de julho. “Iniciaremos uma nova fase no combate ao coronavírus, ingressando na fase de platô (que acontece quando o número de casos ativos da Covid-19 permanece o mesmo ao longo do tempo em determinado local), não só no Estado, mas na Capital. Isso não significa o relaxamento. Preservar vidas é, foi e continuará sendo prioridade do Governo de São Paulo. O que nos permite avançar é a queda do número de óbitos por duas semanas consecutivas, menor letalidade 4,9% nos casos confirmados, o número de casos regredindo na Capital e resultados mais positivos no litoral e no interior”, disse.
Também foi anunciada a reabertura de todos os parques estaduais, com horários reduzidos, das 10h às 16h e, funcionamento, apenas em dias da semana.
MUDANÇA DE FASE- Segundo Patricia continuam na fase 1 (vermelha), Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba, onde só os serviços essenciais podem funcionar. Passaram para a fase 3 (amarela), Baixada Santista e Registro. A Grande São Paulo e a Capital continuam na fase 3 (amarela). Os demais municípios do interior do Estado avançaram para a fase 2 (laranja).
Os índices de isolamento social ficaram em 45% no Estado e 46% em São Paulo. Vinholi anunciou que 50% da população do Estado poderá usufruir da fase (3) amarela de Plano SP e 83% das fases 3 (amarela) e 2 (laranja).
CAPITAL- Covas informou que está a reabertura de 70 parques está liberada, das 10h às 16h, em dias da semana e, no Parque Ibirapuera, das 6h às 16h, também apenas de segunda à sexta-feira. Em relação às academias, a reabertura será permitida na segunda (13), com 6 horas de funcionamento, 30% da capacidade, horário agendado pela internet e atividades individuais.
BOLETIM- Confira a atualização da pandemia no Estado:
– 359.110 casos confirmados;
– 17.442 óbitos;
– 5.291 internações em UTI;
– 8.259 internações em enfermaria;
– taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado de 65%;
– taxa de ocupação dos leitos de UTIs na Grande São Paulo de 63,8%.