Política

Estado de SP prorroga quarentena até 10 de maio

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito Bruno Covas, aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e ao coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip, nesta sexta (17) de abril, a prorrogação, até domingo (10) de maio, da quarentena nos 645 municípios do Estado de São Paulo.

“É uma decisão amparada pelo grupo, composto de 15 membros e especialistas do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, que indicam e orientam todas as medidas. Não brigamos com a ciência. Temos 853 mortes no Estado, os casos estão em expansão, as UTIs e enfermarias recebem um número maior a cada dia. É uma atitude responsável para combater o colapso do sistema público de Saúde”, enfatizou Doria.

O governador ainda completou: “obedecemos a orientação da medicina, da ciência, pelo amor à vida e às pessoas, não é o que pensa o governador, ou o prefeito de São Paulo, não há achismos ou ideologias políticas”. Doria revelou ainda que o índice de isolamento social caiu para apenas 49%, nos últimos dias. Declarou também solidariedade ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e ao Supremo Tribunal Federal, contra os ataques que têm sofrido. “Quem ataca a Câmara, o Senado e o Judiciário não respeita a democracia. Viva a democracia. Vamos defendê-la”, ressaltou.

Covas contou que o vírus já se espalhou por todos os bairros da Capital. “Estamos criando novos leitos, diariamente, hoje, foram mais 561 novos leitos no Anhembi. Mesmo assim, estão ficando lotados. Nada vai adiantar se a população não seguir as medidas adotadas”, disse.

Uip completou: “não entendo o porquê das pessoas não estarem compreendendo. Temos exemplos na Itália, nos Estados Unidos, temos que aprender com eles, para evitar os piores resultados. Faço um apelo, não precisam acreditar, é só olhar o que está acontecendo lá fora”.

BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:

–  11.568 casos confirmados [aumento de 5% em relação a ontem, quinta (16)]

–  853 óbitos [aumento de 10% em relação a ontem, quinta (16)]

–  1.125 internações em UTI

–  1.259 internações em enfermaria