Política

Estado de SP registra aumento de 61% na internação de crianças e adolescentes

O governador João Doria anunciou, nesta quarta (19) de janeiro, durante coletiva de imprensa, que o Estado de São Paulo registrou aumento de 61% no número de internações em leitos de UTIs de crianças e adolescentes, com menores de 18 anos.

Segundo Doria, em novembro de 2021, havia 109 crianças hospitalizadas em leitos de UTIs e, em 10 de janeiro, o número aumentou para 171. O governador ressaltou a importância da vacinação infantil, mas revelou que o número de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde à São Paulo foi “ínfimo” e que corresponde apenas a 10% ao número necessário de imunizantes necessários para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que, nesta quinta (20), é esperado que a diretoria da Anvisa autorize a aplicação de cerca de 15 milhões de doses da vacina Coronavac, nas crianças de 5 a 11 anos, que já estão prontas. Segundo Doria, se houver a liberação, a vacinação com Coronavac será iniciada 15 minutos depois.

TESTES- O secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, anunciou que o governo do Estado já distribuiu 800 mil testes de Covid-19, na primeira semana de janeiro, para os 645 municípios e que o governo de São Paulo comprou mais 3 milhões de testes, ao custo de R$ 12 milhões, que serão distribuídos aos municípios. A distribuição será iniciada, nesta sexta (21), com a quantia de 1,1 milhão de testes.

ECONOMIA- A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Marina Bragante, informou que o programa Bolsa Trabalho, que tem como objetivo oferecer ocupação, renda e qualificação profissional para a população desempregada, irá abrir 150 mil novas vagas. As inscrições poderão ser feitas a partir de terça (25) e seguem até o dia 7 de fevereiro. Os participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 540, por cinco meses.

Participaram da coletiva o coordenador e o secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis; a Coordenadora de Controle de Doenças, Regiane de Paula; a primeira brasileira a receber a vacina contra a Covid-19 e a enfermeira intensivista do hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans.

BOLETIM-  Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:

– 4.523.521 casos confirmados

– 155.997 óbitos

2.842 pacientes internados em UTI

– 5.556 pacientes internados em enfermaria

A taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado de São Paulo é de 54,17% e de 60,58% na Grande São Paulo.