O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta segunda (28) de setembro, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, e do secretário executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro, novas informações sobre a pandemia do novo coronavírus.
Doria revelou que o Estado atinge a 10ª semana consecutiva com redução no número de internações. Houve queda nas internações em 11%, na comparação das semanas de 13 a 19 e 20 a 26 de setembro. Também houve redução de óbitos em 16%, no mesmo período.“A oscilação de internações é um indicador em tempo real que dá uma perspectiva confiável da tendência da pandemia. A queda deste indicador por período tão grande é sinal inequívoco de que a doença está regredindo de maneira sólida no Estado de São Paulo”, afirma.
O governador ainda demonstrou preocupação com a 2ª onda de casos de Covid-19 na Europa. “Há aglomerações e ausência de máscara. Aqui, isso não é diferente e não pode ocorrer, pois amplia o risco de contaminação e leva as pessoas à morte. A busca pelas vacinas é uma corrida pela vida”, diz.
Além disso, foi anunciado o quinto mutirão de empregos, por meio do programa “Meu Emprego Vaga Certa”. Serão disponibilizadas 10 mil vagas de trabalho, além de cursos de qualificação profissional, na Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. As inscrições podem ser realizadas entre 28 de setembro e 9 de outubro, de maneira online ou ainda presencialmente, nos Postos de Atendimento do Trabalho. “Trata-se da maior oferta de vagas de empregos no Estado e no Brasil”, revela Doria.
BOLETIM- O secretário-executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro, atualizou o número de casos no Estado:
– 973.142 casos confirmados
– 35.125 óbitos
– 3.930 internações em UTI
– 4.780 internações em enfermaria
Ribeiro revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 44,7% e na Grande São Paulo de 43,2%.