O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (24) de julho, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi (foto); ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis, a 8ª atualização da quarentena do Plano São Paulo, que irá de 27 de julho até 10 de agosto.
“O Estado registrou queda nos números de casos, em 5%; de internações, 4% e de 3% nos óbitos, mas não podemos descuidar e nem relaxar. Devemos executar o Plano SP com atenção e cuidado”, afirmou Doria.
Campinas e Araçatuba conseguiram avançar de fase e passaram da 1 (vermelha), para a 2 (laranja) e Araraquara, que passou da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela). Nenhuma região do Estado regrediu para fases mais restritivas e de todo o Estado, apenas Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba permanecem na fase vermelha.
Além disso, o governador anunciou a implantação de 100 novos leitos de UTIs no interior de São Paulo, como medida preventiva e de cautela. “São Paulo tem ao todo 8 mil leitos de UTIs. Trata-se de um número maior do que em países como Espanha, Portugal e Itália”, ressaltou. Os municípios que serão contemplados com os leitos serão Campos do Jordão, Igarapava e Jaci.
CAPITAL- Covas informou novas datas para alguns dos grandes eventos de São Paulo. A ‘Marcha para Jesus’ irá acontecer, agora, em 2 de novembro e a Parada LGBT será realizada no dia 29 de novembro. Em relação ao Carnaval, blocos e desfiles, serão adiados. “Conversamos com os produtores de blocos e com os organizadores dos desfiles das escolas de samba e todos entenderam a inviabilidade do Carnaval para fevereiro. Ainda será definida nova data, ou em maio do próximo ano ou no começo de julho”, disse.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 463.218 casos confirmados
– 21.206 óbitos
– 5.816 internações em UTI
– 8.477 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 66,1% e na Grande São Paulo de 63,6%.