O governador João Doria lançou, na sexta (19), no Palácio dos Bandeirantes, o Programa Empreenda Rápido, que oferece tudo o que empreendedor precisa para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado em uma única plataforma (www.empreendarapido.sp.gov.br).
“O emprego, tendo o empreendedorismo como gerador de emprego e renda, e a segurança pública, esses são os dois pilares do Governo do Estado de São Paulo. Por isso a nossa decisão de colocar R$ 1 bilhão em quatro anos”, comentou o Governador João Doria em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira. “É um fomento efetivo a atividade econômica no Estado. Isso gera oportunidade, ativa o setor do comércio, serviços e também as pequenas indústrias e isso reponde a obrigação de um governo que elegeu empregabilidade como uma das suas prioridades”, reforçou.
No lançamento do programa, o evento incluiu um mutirão para atender os interessados em receber desde instruções para abrir um negócio até empréstimos para financiar suas ideias.
“Foi a primeira vez que nos reunimos para entender a realidade dos empreendedores brasileiros. Agora eles vão entrar na plataforma e ter fácil acesso aos diversos serviços que antes não eram prestados ou já aconteciam, mas em pequena escala”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Além de conhecerem a plataforma do Empreenda Rápido, os empreendedores formais e informais tiveram atendimento nos seguintes serviços:
- Abertura de empresa com agilidade;
- Opções de crédito com as melhores taxas de juros do mercado (a partir de 0.35% ao mês);
- Cursos de gestão e educação financeira do Sebrae SP;
- Inscrição em cursos de qualificação profissional do Centro Paula Souza na carreta do Via Rápida, além de vans do Sebrae Móvel;
- Acessar o mercado por meio de parcerias com plataformas digitais;
- Toten do Poupatempo para realizar ou solicitar serviços.
O programa é realizado em parceria com o Sebrae SP e conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Jucesp, Centro Paula Souza e Poupatempo. A iniciativa prevê qualificar 1 milhão de pessoas em gestão empreendedora por ano e conceder R$1 bilhão em microcrédito, por meio do Banco do Povo, nos próximos 4 anos.