O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (5) de agosto, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Turismo, Vinicius Lummertz; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus.
Cinco novos centros iniciarão a testagem da vacina CoronaVac, até sábado (8) de agosto, em profissionais de saúde recrutados, voluntariamente. São eles: Unicamp, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Paraná, Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto;
Além disso, foi anunciada modificação do horário de funcionamento dos restaurantes, que apesar de terem que continuar funcionando pelas mesmas 6h por dia, poderão ampliar das 17h para às 22h, o horário de atendimento. Isso será válido para todos os municípios que estão na fase 3 (amarela) do Plano SP, há pelo menos duas semanas. Segundo o governador, após análise do Centro de Contingência, não houve impacto significativo com a reabertura dos restaurantes, devido aos protocolos adotados, com limite de 40% da capacidade e distanciamento entre as mesas.
CAPITAL- Covas anunciou um projeto piloto que será acompanhado pela Vigilância Sanitária e implantado em São Paulo que permite o uso do passeio público dentro da área que é estacionamento de veículos, para a instalação de mesas para aproveitamento de consumo no local, por parte de restaurantes, bares e lanchonetes. O projeto foi inspirado em ações semelhantes em Paris, Nova York e Milão.
Foram selecionados 32 estabelecimentos comerciais, localizados no Centro, nas ruas: Major Sertório, JP Mantovan Freire, Bento Freitas e General Jardim. O investimento é 100% privado. Caso o projeto não seja respeitado ou não traga resultados satisfatórios ao controle da pandemia, o prefeito anunciou que será prontamente suspeito.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 585.265 casos confirmados
– 24.109 óbitos
– 5.544 internações em UTI
– 7.516 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 60,2% e na Grande São Paulo de 58,7%.