O governador JoĂŁo Doria e o Ministro da Infraestrutura, TarcĂsio Freitas, assinaram, na terça (29), protocolo de intenções entre o Governo do Estado de SĂŁo Paulo e o Federal para construção do trecho Norte do Ferroanel. A viabilidade da obra se dará com investimentos do Governo Federal, cujos recursos serĂŁo da outorga de concessĂŁo ferroviária da MRS LogĂstica.
“Depois de 45 anos de debates, o Ferroanel, em São Paulo, com o apoio do Governo Federal vai se materializar”, ressaltou o Governador.
Em atĂ© 45 dias, o Governo Federal abrirá consulta pĂşblica a respeito do aditivo da concessĂŁo de ferrovia federal Ă MRS LogĂstica por mais 30 anos. Esse aditivo, que deve ser assinado ainda este ano, garantirá outorga Ă UniĂŁo, que destinará exclusivamente ao transporte fĂ©rreo.
“Esse protocolo representa a aliança do Governo Federal com o Governo do Estado em menos de 30 dias. É o aproveitamento de uma grande oportunidade que Ă© a prorrogação antecipada dos contratos de concessĂŁo de ferrovias para a viabilização de investimentos importantes”, comentou o Ministro TarcĂsio Freitas.
O trecho Norte do Ferroanel terá 53 quilĂ´metros, desde o bairro de Perus, na zona Norte da capital, a Itaquaquecetuba. O investimento será de R$ 3,5 bilhões. Estima-se que sejam transportadas 67 milhões de toneladas de produtos por ano, substituindo mais de 2,8 mil caminhões nas estradas. O Ferroanel será tambĂ©m usado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. Mais de trĂŞs milhões de pessoas sĂŁo esperadas neste trecho que deverá ficar pronto em 48 meses a partir do inĂcio das obras.