Saúde

Estado inicia campanha de vacinação contra a dengue

Imunização contempla cerca de 78,1 mil trabalhadores das redes municipais da região (Foto: Gov.SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, na segunda (9), o Centro de Produção de Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan e anunciou o investimento de R$ 1,4 bilhão destinados à infraestrutura de produção de insumos e imunobiológicos do instituto.

“Ajudar o Butantan é ter apenas a primazia de dizer que a gente está ajudando 215 milhões de almas que vivem neste país e que precisam”, afirmou Lula.

Também na segunda (9), o Governo de São Paulo também iniciou a campanha de vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, em todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal.

Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao estado. Dessas, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou mais de 38,7 mil doses da vacina Butantan-DV para a Grande São Paulo. Do total, 25.504 doses foram destinadas à capital paulista, 4.341 ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Osasco, 4.137 ao GVE de Mogi das Cruzes, 3.783 ao GVE de Santo André e 1.028 ao GVE de Franco da Rocha.

A distribuição tem estimativa de imunizar 78,1 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde das redes municipais da região. Cerca de 48 mil desses profissionais estão na capital paulista, o que corresponde a 52% do público estimado. O público-alvo também inclui aproximadamente 9,6 mil no GVE de Osasco, 9,1 mil no GVE de Mogi das Cruzes, 8,4 mil no GVE de Santo André e 1.028 no GVE de Franco da Rocha.

A estratégia foi articulada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, em parceria com os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) de todas as regiões do Estado, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o Ministério da Saúde. Na última semana, a Pasta promoveu a primeira reunião técnica com os GVEs, além de capacitações para a rede organizar a campanha.

A tecnologia da Butantan-DV representa um avanço relevante ao permitir uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e simplificar a logística de aplicação em campanhas de grande escala.

Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e inovação científica e tem potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença. A distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com envio aos municípios de acordo com critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário