Política

Estado irá adquirir 2,5 mil body cams para combater abusos na PM

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (22) de julho, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; de Segurança, general João Camilo Pires de Campo; do secretário-executivo da PM, coronel Camilo; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis; novas ações de governo.

Na área da Segurança, Doria anunciou a aquisição de 2.500 mil câmeras portáteis (bodys cams), por meio de pregão internacional cujo edital será publicado, no Diário Oficial, na quinta (23). A ação faz parte do programa “Olho Vivo” que tem como objetivo evitar eventuais abusos e registrar atos de violência contra a população e contra os PMs. “As ações policias serão gravadas e armazenadas, podendo ser utilizadas, posteriormente pela polícia, pela secretaria de Segurança Pública e pela Justiça. Iremos proteger, de forma correta, as ações da PM do Estado contra os 0,6% dos policiais que não seguem os protocolos, cometendo excessos”, explicou o governador. Outras 585 câmeras já foram recebidas, por meio de doações privadas. As câmeras passarão a ser utilizadas a partir do dia 1º de agosto. Segundo Doria, São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a utilizar as bodys cams com a tecnologia de armazenamento em nuvem.

Além disso, foi anunciada a efetivação das teleaudiências em 100% nas 176 unidades do sistema prisional de São Paulo, para os 218 mil detentos que cumprem pena no Estado. Com isso, já foi registrado a redução de 64,1% das escoltas entre presídios e fóruns e foram liberados, pra o patrulhamento em ruas das cidades, cerca de 22 mil policiais. Cerca de 10 mil audiências judiciais já foram realizadas até o momento, o que representa dois terços do total do ano passado. A economia total será de R$ 3,7 milhões. É esperada a instalação de 684 estações de teleaudiências nos presídios, aumentando assim, a capacidade em 18 vezes da realização das teleaudiências.  

O governador ainda informou que, a partir deste final de semana, estará disponibilizada a visita virtual para 27 mil familiares e parentes dos presos, posto que as visitas presenciais estão, temporamente suspensas, por conta da pandemia. No total 58 mil familiares poderão entrar em contato com parentes presos, de maneira virtual.

Doria também revelou que municípios do interior irão receber, no total, 167 novos respiradores, totalizando 3.511 em todo o Estado.

 

BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:

– 439.446 casos confirmados

– 20.532 óbitos

– 5.416 internações em UTI

– 8.055 internações em enfermaria

Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 66,5% e na Grande São Paulo de 64%.