O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, durante coletiva de imprensa, nesta segunda (15), na presença do vice-governador, Rodrigo Garcia; aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; do coordenador da UTI do Instituto do Coração (Incor) e do coordenador e do secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Carlos Carvalho e João Gabbardo dos Reis, novas medidas no combate ao coronavírus.
1ª) O lançamento do ‘IdeaGov’, programa de inovação tecnológica para impulsionar o desenvolvimento econômico com compras públicas de inovação, principalmente de startups, pequenas e médias empresas inovadoras, com objetivo de tornar o Estado de São Paulo referência internacional em inovação do setor público. As empresas, pesquisadores e startups que tiverem interesse em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site: ideiagov.sp.gov.br, até 31 de julho. Os projetos vencedores terão acesso a linhas de crédito e contratos com o Governo do Estado. Também será oferecido pelo governo espaço físico, para até 110 empresas, para abrigar as startups selecionadas;
2ª) A chegada de 650 novos respiradores da Turquia, do total de 1.500. Com isso, o Estado já disponibiliza 2.360 respiradores que chegaram, sendo 351 da China, 290 do Ministério da Saúde e 219 do setor privado. Com isso, foram abertos novos leitos de UTIs e, até o momento, o Estado totaliza 7.610 leitos de UTIs para Covid-19.
Na ocasião, Vinholi anunciou os índices de isolamento social no Estado. Na quinta (11), foi registrado 48%, na sexta (12), 46%; no sábado (13), 48%.
BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:
– 181.460 casos confirmados
– 10.767 óbitos
– 5.309 internações em UTI
– 8.018 internações em enfermaria
Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 70,8% e na Grande São Paulo de 77,8%.