O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (16) de setembro, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Educação, Rossieli Soares, de cultura, Sérgio Sá Leitão, de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus.
Doria autorizou a abertura de parques temáticos a partir de 23 de setembro, desde que seja ao ar livre. Os parques poderão funcionar 8h por dia, com 40% da capacidade. Será obrigatório uso de máscaras e haverá aferição de temperatura na entrada dos parques.
O governador ainda anunciou o cadastramento para pagamento da renda emergencial a funcionários do setor cultural, por meio da Lei Aldir Blanc. Serão R$ 189 milhões que beneficiarão 63 mil profissionais da cultura com R$ 3 mil cada. Além disso, o Governo do Estado irá publicar 25 editais para projetos culturais. Início do pagamento será na 2ª semana de outubro. Inscrições: www.dadosculturais.sp.gov.br
Além disso, foi apresentado o Programa Agro Legal, que prevê o plantio de 800 mil hectares de cobertura nativa no Estado. Atualmente a cobertura nativa corresponde a 23%. Com o plantio será de 26%.
Gorinchteyn revelou que o Estado chegou a 100 mil altas médicas desde o início da pandemia. Além disso, 770 mil pacientes foram recuperados no período. O secretário revelou que a Grande SP teve a menor taxa de internação 49,8%.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 909.428 casos confirmados
– 33.253 óbitos
– 4.246 internações em UTI
– 5.924 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 50,2% e na Grande São Paulo de 49,8%.