Política

Estado prevê cinco novas unidades do Poupatempo para este ano

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, participou, na quinta (11), da cerimônia em que o Poupatempo recebeu o Prêmio de “Melhor Serviço Público de SP”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha pelo quinto ano consecutivo. Durante o evento, Garcia anunciou cinco novas unidades do Poupatempo ainda neste ano e outras 25 nos próximos quatro anos. Com isso, o número de postos de atendimento vai passar dos 73 atuais para 103.

A placa em comemoração ao prêmio do Instituo Datafolha foi entregue por Hiran Baroli e Marcelo Benez, representantes do Grupo Folha. Os dois parabenizaram os funcionários pela excelência reconhecida dos serviços prestados e pelo prêmio depois de conhecer, junto com Rodrigo Garcia, as novas instalações do Poupatempo Santo Amaro no Shopping Mais, na estação Largo 13 do Metrô (Linha Lilás).

A unidade Santo Amaro atende em média 5,8 mil cidadãos por e desde a mudança para o novo endereço, há um ano, o Governo de São Paulo vem economizando R$ 307 mil reais por mês, referente ao aluguel que era pago pelo antigo imóvel. O posto tem nove totens de autoatendimento.

Em todo o Estado o Poupatempo tem 130 totens de autoatendimento instalados em shoppings, supermercados, estações do Metrô, CPTM e postos de atendimento.  Nos totens é possível imprimir de graça e na hora o Atestado de antecedentes Criminais, pesquisar débitos e multas de CNH e veículos e solicitar 2ª via do RG ou da CNH, entre outros serviços, além de realizar agendamento de horário em qualquer unidade do Poupatempo.

Novas Unidades- As cinco novas unidades programadas para este ano serão em Salto, Jales, Lençóis Paulista, Aguaí e Campinas. Os postos de atendimento à população serão mais modernos, com ênfase em serviços eletrônicos e equipadas com totens de autoatendimento. Além da instalação de novos postos em parceria com outros órgãos do governo como Detran, CDHU e Sabesp, o Poupatempo também vai ampliar o número de serviços eletrônicos que podem ser resolvidos pelo Portal, aplicativos e totens de autoatendimento, informou Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa que administra o Programa Poupatempo do governo de São Paulo.

O presidente da Prodesp, André Arruda, destacou o investimento em novas tecnologias para ampliar os serviços digitais. “O Poupatempo quer estar cada vez mais próximo do cidadão, para que ele possa resolver questões relacionadas aos seus documentos sem precisar se deslocar, usando o computador, os totens de autoatendimento ou até pelo celular”, disse Arruda. Desde a instalação da primeira unidade do Poupatempo, na Sé, em 1997, o programa já prestou mais de 580 milhões de serviços à população. Só no primeiro semestre deste ano foram 15,4 milhões de atendimentos. Para garantir excelência no atendimento, o Poupatempo atende com horários agendados. O atendente virtual Poupinha, disponível no portal www.poupatempo.sp.gov.br, já realizou 11,2 milhões de agendamentos desde que entrou em operação, há dois anos. Além de facilitar o agendamento, o robô que interage por chat no portal também presta serviços como a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais.