O governador João Doria anunciou, nesta quinta (03) de dezembro, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a chegada da nova carga de insumos para a produção de 1 milhão de doses da vacina CoronaVac no Brasil. As doses chegaram esta manhã no Aeroporto de Guarulhos. Com isso, somado a primeira carga que chegou ao país em 19 de novembro, o Brasil possui 1 milhão e 120 mil doses da vacina. De acordo com o governador, até janeiro do ano que vem, serão 46 milhões de doses.
Doria expressou sua indignação em relação à posição do Governo Federal, de iniciar a imunização somente em março de 2021. “É surpreendente essa indiferença, esse distanciamento, essa falta de compaixão com a vida dos brasileiros. Por que iniciar a imunização em março quando podemos fazer em janeiro?”, questionou o governador. João Gabbardo, secretário do Centro de Contingência Covid-19, afirmou “estamos todos perplexos com a decisão do Governo Federal de iniciar a vacinação somente em março”.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que até o dia 15 de dezembro serão apresentados os resultados dos testes da vacina CoronaVac.
Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde, anunciou a contratação de 1000 agentes para reforçar a fiscalização em todo o Estado de São Paulo. Os contratados irão fiscalizar o uso de máscara, o distanciamento social e para evitar aglomerações. A contratação irá gerar gasto mensal de R$ 3,6 milhões ao Governo do Estado.
José Osmar Medina, coordenador do Centro de Contingência Covid-19, alertou para que nas festas de final de ano não ocorram aglomerações com mais de 10 pessoas.
De acordo com o governador, na próxima segunda-feira (7), será apresentado o Plano Estadual de Vacinação.
Também participaram os secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, o coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 1.267.912 casos confirmados
– 42.637 óbitos
– 4.218 internações em UTI
– 5.798 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 53,7% e na Grande São Paulo de 60,7%.