O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (28) de agosto, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Cultura, Sérgio Sá Leitão; de Relações Internacionais, Julio Serson; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, e ao presidente do Instituto Butantan; novas informações sobre a pandemia do coronavírus.
Doria revelou que houve queda de 20% na média móvel de óbitos em 14 dias. “Estamos iniciando a descida do platô”, enfatizou. Nesta 14ª atualização do Plano SP, nenhuma região do Estado foi rebaixada. Cerca de 88% da população vive em regiões classificadas na fase 3 (amarela). Segundo o governador, houve queda de 9% nas internações em São Paulo, sendo que foi atingido o menor índice de ocupação das UTIs, com 54,3%, além disso, houve queda de 5% no número de casos, 10% nas internações e 4% nos óbitos. “O pior está passando, mas não deve inibir a precaução, zelo, cuidados e atenção”, disse.
Além disso, o governador anunciou que o Instituto Butantan irá exportar, pela primeira vez na história, por meio de solicitação da Organização Mundial da Saúde (OMS), 550 mil doses da vacina contra a gripe para os países asiáticos, sendo 300 mil doses para a Mongólia e 250 mil para as Filipinas.
Doria ainda comentou sobre a ajuda que receberá do Ministério da Saúde para a produção da CoronaVac, no Instituto Butantan, em São Paulo. O Ministério deverá contribuir com R$ 145 milhões.
O governador também anunciou a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual que exibirá 35 filmes, de 21 países, de 1 a 30 de setembro, das 19h às 22h, por meio da plataforma Cultura em Casa (www.culturaemcasa.com.br)
CAPITAL- O prefeito Covas anunciou que São Paulo tem a expectativa de avançar para a fase 4 (verde), entre 20 de setembro e 10 de outubro próximo.
ECONOMIA- Patricia Ellen destacou que o Estado teve saldo positivo de 22 mil novas vagas na geração de empregos em julho e ainda houve recorde na abertura de novas empresas, com índice de 20% maior que o mesmo período do ano passado.