Cultura & Lazer

Estúdios e Pavilhões de São Bernardo completam 75 anos

Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo

Referência nacional para o setor de entretenimento, os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, antigo Vera Cruz, celebraram 75 anos de existência na segunda (4). Entre as várias produções audiovisuais realizadas no equipamento municipal nos últimos anos, destaque para parceria com o Grupo Bandeirantes, através da PRH9 Produções, que explorou o espaço para gravações de programas de sucesso, como o Masterchef Brasil. Outras produções de destaque na televisão brasileira, como The Wall (TV Globo), Canta Comigo Adulto e Teen (Record), The Four (Record), além de comerciais estrelados por Neymar e Gisele Bündchen, também foram gravados nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo.

Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo também vêm se destacando como espaço para negócios e serviços, recebendo, por exemplo, feiras dedicadas às Noivas, às Malhas, ao setor de Cegonheiros (Transporte), Gastronomia e Arte. Além disso, o espaço é palco dos eventos da Administração, caso do Jantar de Aniversário da cidade, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, e do feirão de empregos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Trabalho e Turismo.

“É uma enorme satisfação observar que todo o trabalho desenvolvido desde 2017 tenha proporcionado aos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo o retorno à sua finalidade. Uma área importante da cidade que estava subutilizada e, agora, voltou a ter vida, atraindo a atenção da iniciativa privada, fomentando a economia do município, gerando negócios e promovendo a cultura e o entretenimento”, afirma o prefeito Orlando Morando.

PATRIMÔNIO CULTURAL – Fundado em 4 de novembro de 1949 por iniciativa dos entusiastas da sétima arte, o produtor teatral Franco Zampari e o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho, os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo receberam, enquanto companhia cinematográfica, 22 montagens, entre curtas e longas metragens, sendo a maior parte estrelada pelo ícone Amácio Mazzaropi (1912-1981), e que, em alguns casos, chegaram a prêmios no Festival de Cannes. Destaque para as obras “Painel” (1950); “Santuário” (1950); “O Cangaceiro” (1953); “Tico-tico no Fubá” (1952); e “Sinhá-Moça” (1953).

INFRAESTRUTURA – Localizados na Avenida Lucas Nogueira Garcez, nº 856, Jardim do Mar, em São Bernardo, os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo contam com dois amplos galpões voltados à realização de eventos ou gravações diversas – cada um com mais de 3,6 mil m² em vão livre e cerca de 20 metros de pé direito. O espaço dispõe, ainda, de mais de 13 mil m² de estacionamento para aproximadamente 1.000 vagas, aos visitantes.

Foto: Gabriel Inamine