
A escolha por uma profissão envolve o equilíbrio entre interesse pessoal e demanda do mercado de trabalho. Para o ano de 2025, segundo a 17ª edição do Guia Salarial, da Robert Half, a alta procura por talentos concentra-se em segmentos ligados à tecnologia da informação, finanças e marketing. Outro relatório anual, o Jobs on the Rise, do LinkedIn, destaca inteligência artificial, cibersegurança, infraestrutura e sustentabilidade como áreas promissoras.
Neste contexto, ter uma formação técnica ou tecnológica pode fazer a diferença na hora de conquistar uma vaga. Quem busca uma qualificação pode optar pelo Ensino Superior Tecnológico em Inteligência Artificial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação ou Automação Industrial, por exemplo, oferecido pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, além das formações técnicas em Redes de Computadores, Mecatrônica ou Técnico em Logística, das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
Esses são só alguns exemplos. As Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza (CPS) contam com 352 cursos que preparam os alunos para desafios reais do setor produtivo. As formações se destacam por acompanhar as necessidades das empresas e habilitar os estudantes para atuar em setores estratégicos e em áreas emergentes.
É possível conferir abaixo uma seleção de cursos de Etecs e das Fatecs que podem ajudar a conquistar uma vaga nos principais setores do mercado de trabalho que estão em busca de profissionais qualificados:
Tecnologia da informação (TI)
Etec: Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais, Desenvolvimento de Sistemas
Fatec: Sistemas para Internet, Segurança da Informação, Jogos Digitais
Gestão e finanças
Etec: Administração, Contabilidade, Logística
Fatec: Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos
Marketing e comunicação digital
Etec: Marketing, Produção de Áudio e Vídeo
Fatec: Marketing, Design de Mídias Digitais, Design Gráfico
Agronegócio
Etec: Agropecuária, Agronegócio, Agroindústria
Fatec: Agroindústria, Análise de Processos Agroindustriais, Mecanização em Agricultura de Precisão
Engenharia e infraestrutura
Etec: Edificações, Automação Industrial, Desenho de Construção Civil
Fatec: Mecatrônica Industrial, Construção de Edifícios, Instalações Elétricas
Planejamento urbano e imobiliário
Etec: Transações Imobiliárias, Design de Interiores
Fatec: Controle de Obras, Gestão Ambiental
Eventos e turismo
Etec: Eventos, Viticultura e Enologia, Turismo Receptivo
Fatec: Eventos, Guia de Turismo
Saúde e bem-estar
Etec: Enfermagem, Nutrição e Dietética
Fatec: Sistemas Biomédicos, Cosméticos
Qualidade de ensino
Em um mercado em constante evolução, as formações de nível Médio, Técnico e Superior do CPS oferecem habilidades para que os profissionais formados nas Etecs e Fatecs estejam atualizados em tecnologias e processos produtivos, e sejam capazes de resolver problemas de forma inovadora.
O coordenador pedagógico das Fatecs, André Braun, explica que o formato de elaboração dos currículos, articulados com o setor produtivo, em constante atualização e com foco na prática, contribui para atender às demandas sociais e do mercado de trabalho. “Constatamos que estamos no caminho certo. Cerca de 91% de nossos profissionais formados conseguem estágios e vagas definitivas. Isso significa que nossa taxa de empregabilidade realmente é muito alta”, comenta.
Além das habilidades técnicas, os indicadores de tendências apontam ainda que se destaca entre os recrutadores quem apresenta competências comportamentais, como liderança, inteligência emocional e adaptação a novos cenários. Neste quesito, jovens formados pelo CPS também saem na frente. “Independentemente do curso, durante toda a formação, os alunos são apresentados a projetos e atividades para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e à vivência em resolução de problemas reais, conectando teoria e prática”, explica Gilson Rede, responsável pelo grupo de formulação e análises curriculares das Etecs.
Gilson ressalta ainda que os estudantes também têm acesso a ferramentas de gestão de carreira e empreendedorismo, aprendem sobre a importância da utilização das tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT), ou seja, um diferencial que amplia as oportunidades no mercado de trabalho.
Adicione um comentário