Educação

Eureka apresenta cadeira motorizada para diferentes terrenos

Trafegar de cadeira de rodas pelas ruas e calçadas do Brasil é um grande desafio para o cadeirante devido aos desníveis e buracos. Por isso, Pedro Teixeira – aluno do  6° ano do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – desenvolveu a “Cadeira Motorizada Todo-Terreno” (Off-Road Terranno), que será apresentada durante a Eureka, tradicional evento da Mauá. 

Segundo o futuro engenheiro, no Brasil não há nenhum equipamento parecido ou equivalente, mas a inspiração para o projeto aconteceu no ano de 2016 ao presenciar um senhor passando com bastante dificuldade em uma valeta na rua com uma cadeira motorizada. “Nesse momento tive a ideia de projetar uma cadeira motorizada movida por esteiras. No mesmo dia comecei a desenhar o sistema de rodas e esteiras em software de desenho 3D”, explica Teixeira.

A cadeira oferece total liberdade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Com o seu sistema de tração por esteiras e suspensão independente, possui capacidade de trafegar em terrenos irregulares de grama, terra, areia, lama, com valetas e buracos, subir escadas e obstáculos. Diferentemente das cadeiras motorizadas comuns, com o Off-Road Terranno o usuário é capaz de transitar em lugares como sítios, fazendas, parques, praias e trilhas com autonomia e segurança.

“Ela é equipada com bateria de lítio, três vezes mais leve e quatro vezes mais durável que as baterias utilizadas nas cadeiras motorizadas disponíveis no mercado; dois motores elétricos de 350W; controle via joystick; sistema de suspensão independente e desmontagem facilitada para o transporte.

Eureka 2020

Devido à pandemia, neste ano, em sua 26.ª edição, o evento será totalmente online, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de sexta (6) a domingo (8), totalmente gratuito e aberto ao público.  Todos os projetos que serão apresentados pelos formandos de Engenharia, Administração e Design são inspirados nas diretrizes dos ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU). Na sexta (6), as apresentações acontecem das 13h às 17h e das 18h às 22h. No sábado (7) e domingo (8), das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30.