ARY SILVEIRA BUENO

Experiências de Sucesso de Organizações das 4 Hélices

As motivações para eu trazer esse tema nesta Newsletter são 3 e todas sem exceção, plena e facilmente entendidas e justificáveis.
Motivação I – Uso dos 5 Pilares e dos 23 Fundamentos do movimento Brasil Digital para Todos, para se planejar.
Em agosto de 2022, escrevi:
Planejamento para 2023, conte com os fundamentos do Brasil 6.0 (hoje Brasil Digital para Todos)
“Visando contribuir agora em 2022 com o Planejamento das Organizações em geral para 2023, incluindo nele a elaboração de seus orçamentos, faço referência a efetiva conveniência de se observar e aplicar as 4 perspectivas adotadas pelo Brasil 6.0.”
A integra do artigo foi publicada pela Abióptica, da qual somos associados é uma das conexões empreendedoras da ASPR.
Cabe atualização do artigo acima, o faremos oportunamente. Uma das atualizações será trazer a produção feita por Curadores do movimento Brasil Digital para Todos, quanto a elaboração do e-book sobre Tecnologias Digitais Habilitadoras – TDH.
Motivação II – Pesquisa da Accenture publicada em janeiro de 2023, denominada: Total Enterprise Reinvention.
Eis um pouco da interessante pesquisa: Total Enterprise Reinvention

Relatório da Pesquisa – Resumo
Após a pandemia, a maioria das equipes de gestão das grandes empresas tem transformado suas companhias mais rápido do que nunca.
Mas um grupo de organizações está mudando de modo discreto e sistemático a dinâmica em seus setores, introduzindo um novo imperativo estratégico.
São as “Reinventoras”, que abraçam o que chamamos de “Total Enterprise Reinvention”, uma estratégia deliberada que visa estabelecer uma nova fronteira de performance.
Uma estratégia centrada em torno de uma forte essência digital, que ajuda a impulsionar crescimento e a otimizar as operações.
As Reinventoras reportam superar seus pares em crescimento de receita incremental e melhoria na redução de custos – e na criação de valor sustentável de longo prazo.

O novo imperativo
A pandemia e os desafios sem precedentes dos últimos três anos colocaram à prova CEOs e suas equipes de gestão. Após a pandemia, a maioria dos gestores das grandes empresas está aproveitando a oportunidade para transformar mais e mais rápido que nunca – o que chamamos de “transformação comprimida” – e confirmando que todas as estratégias implicam em mais tecnologia. Apelidamos estas companhias de “Transformadoras”.
Algumas organizações vêm mudando discreta e sistematicamente o jogo em suas indústrias, impulsionando um novo imperativo. Estas são as Reinventoras, que utilizam sua experiência como Transformadoras para abraçar a Total Enterprise Reinvention.
Nossa pesquisa mostra que só 8% das companhias se movimentam para adotar uma estratégia de Total Enterprise Reinvention. A maioria – 86% – é de Transformadoras. Estas focam em transformar parte de seus negócios em vez de tudo e tendem a tratar a transformação como um programa finito, não um processo contínuo. Muitas, no entanto, começam a reconhecer a importância de uma nova fronteira de performance—cerca de metade das Transformadoras (43%).
Convidamos a visitar o Blog ASPR Em Dia, para ter acesso a pesquisa e ao conteúdo desse artigo, na íntegra.
Motivação III – O Instituto Brasil Digital realiza a sua 20ª edição do agora Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, 2022/2023, que acontecerá em 22 de abril de 2024.
O Prêmio acontece desde 2002 e visa reconhecer as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital, com o Propósito:
“Promover o desenvolvimento de projetos para Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, objetivando consolidar os Fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global alinhado ao ESG, e operacionalizar a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas Pessoas e Sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.”
A edição especial de 20 anos terá como patronesse a diretora executiva no Bradesco, Glaucimar Peticov.
Se desejar saber mais sobre o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva 2022/2023, como se dá a sua aplicação a partir do Manifesto Brasil Digital, os alinhamentos da Experiência de Sucesso de sua Organização com as 4 perspectivas: 23 Fundamentos do Brasil Digital, com Tecnologias Digitais Habilitadoras – TDH, com a E-Digital e com ESG, não hesite em nos contatar.