Cultura & Lazer

Exposição “Olho do Peixe” reúne fotos de 25 anos de carreira de Aleko Stergiou

A exposição “Olho do Peixe” traz imagens icônicas da carreira de Aleko, como o registro dos campeões e rivais Slater e de Andy Irons, clicada com câmera analógica

Com 25 anos de carreira, fotografando surfe e o mar, o paulistano Aleko Stergiou tem sua história de dedicação ao mar contada em 25 imagens que estão expostas no Museu de Arte Brasileira/FAAP. Reunindo imagens de grandes nomes do surfe como Gabriel Medina, Tati Weston-Webb e Kelly Slater, a exposição “Olho do Peixe” traz imagens icônicas da carreira de Aleko, como o registro dos campeões e rivais Slater e de Andy Irons, clicada com câmera analógica.

“A exposição conta minha história de dedicação ao mar, de um vínculo eterno com a natureza e fala do meu amor incondicional à fotografia e à arte”, afirma Aleko.

Reconhecido mundialmente, Stergiou deu as primeiras clicadas em Maresias, Litoral Norte de São Paulo. “Ali aprendi a gostar de tubo, minha manobra favorita, e aprendi a fotografar”, lembra. Com passagens por Fernando de Noronha (PE) e Saquarema (RJ), Aleko já viajou 26 vezes para o Taiti e duas para o Havaí.  “A Polinésia é o lugar mais plástico, fotogênico, um estúdio a céu aberto. Qualquer pessoa deveria ter o direito de visitar uma vez na vida para ver que o paraíso existe”, afirma.

Stergiou credita à era analógica a sua capacidade de conseguir a foto decisiva. Um rolo de 36 poses o ensinou a economizar cliques e esperar o momento certeiro. “É o que moldou o meu click seletivo de hoje”.

Hoje, o fotógrafo usa o iPhone. “A câmera está 24 horas comigo. Isso aguça meu olhar e me possibilita captar uma cena a qualquer momento”, revela. Stergiou é o primeiro profissional brasileiro a fotografar o surfe, seu entorno e sua cultura com a câmera do celular.

“O resultado é surpreendente. Como curador, selecionando o material desta exposição – uma privilegiada viagem na minha memória de velho surfista – me vi muitas vezes com os olhos encantados de uma criança” afirma o curador da exposição Fernando Costa Netto, jornalista e também surfista.

A exposição “Olho do Peixe” está no Museu das Artes Brasileiras (MAB/FAAP) até o dia 6 de outubro. O museu fica na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo. De terça a domingo, das 9h às 20h. Entrada gratuita. Neste sábado (7) e domingo (8), Aleko estará no local recepcionando amigos e admiradores da fotografia.

SERVIÇO
Exposição:
Olho do Peixe, fotos de Aleko Stergiou
Curadoria: Fernando Costa Netto
Onde: Museu de Artes Brasileiras – MAB/FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis)
Quando: Até 6 de outubro de 2024