Educação

Externato Santo Antonio: ‘Educar é nossa Missão’

Em 1837, padre São Luís Scrosoppi fundou o Instituto das Irmãs da Providência, em Údine, na Itália. Sua missão era dar assistência aos mais pobres, especialmente às meninas órfãs e abandonadas, aos doentes e anciãos.

O Externato Santo Antonio foi fundado no dia 13 de junho de 1931, pelas Irmãs da Providência, naquela época com o nome de “Colégio Santo Antonio” e situado à Rua São Caetano (atual esquina da Avenida Conde Francisco Matarazzo com a Rua Manoel Coelho).

As atividades educativas se iniciaram em 1º de julho de 1931, com duas salas de aula de “jardim da infância”, sob a orientação da Irmã Lia e Irmã Firmina. E após dois meses, o colégio organizou a criação da Escola de Corte e Costura e de Trabalhos Manuais para as jovens moças sul-caetanenses se profissionalizarem. Nesta época a escola foi criada para os filhos dos operários da região, onde grande parte eram filhos de imigrantes italianos, e também, as Irmãs assumiam a missão de alfabetizar os operários das fábricas no período da noite.  

No dia 04 de Abril de 1954, o Instituto adquiriu o terreno na Rua São Luís, no qual aos poucos foram feitas as construções do novo prédio, e nesse meio tempo devido às necessidades das famílias, foi dado o início do curso primário para os meninos. Em 1957, foi feita a mudança definitiva para o local atual.  

A História do Externato Santo Antonio é, para nós, uma história de Providência que Deus iniciou com a população de São Caetano do Sul em 1931. Uma história evangelizadora e missionária, construída com colaboradores comprometidos com a missão de educar segundo os valores que orientam nossas ações educacionais.

  • Acolhida, que se traduz em disponibilidade para receber e capacidade para doar;
  • Diálogo, que se manifesta em abertura para o entendimento;
  • Ternura e firmeza, que se manifestam em forma de amor e determinação no relacionamento pessoal;
  • Conhecimento, que se torna sinônimo do saber a serviço do crescimento das pessoas e da sociedade.

Há 91 anos, as Irmãs da Providência contribuem na formação humana e cristã de crianças, jovens e adultos , participando na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, segundo os ideais do seu fundador padre São Luís Scrosoppi.