Educação

Externato Santo Antonio irá completar 90 anos

Em 2021, o Externato Santo An­tonio completa 90 anos de existência. São muitíssimos os alunos que passaram pelo Externato nestas nove décadas de muito amor e carinho pela educação.

O Padre Estigmatino Alexan­dre Grigolli convidou as Irmãs da Providência para iniciarem o primeiro trabalho de educação infantil em São Caetano. Assim, deu-se a inauguração no dia 10 de junho de 1931, do pequeno Colégio Santo Antonio, instalado em um velho empório de vassouras, modesta­mente adaptado. Com o passar do tempo, a obra foi crescendo, a ponto de exigir não somente a ampliação, como também a sua transferência.

Não faltaram as dificuldades do início: a falta de dinheiro para a compra do terreno e depois para a construção do prédio. Tudo foi realizado aos poucos, com a ajuda amorosa da Divina Providência.

No começo, além das aulas do Jardim da Infância, teve início também a Escola de corte costura e de artes manuais, e à noite, as Irmãs ministra­vam aulas de alfabetização para operários que necessitavam de diploma para continuarem no emprego.

Pouco a pouco, buscando atender as necessidades das crianças e das famílias, sempre se adequando também às exigências educacionais de época em época, o Exter­nato foi se expandindo e tendo sempre mais novos alunos.

As Irmãs da Providência, man­tenedora do Externato Santo Antonio, iniciaram este trabalho, seguindo a intuição pedagógica e educativa do seu fundador, São Luís Scrosoppi, Padre do Oratório de São Felipe Neri, canonizado pelo Papa São João Paulo II no ano de 2001. Padre Luís, profundo conhecedor da alma humana, dizia que era importante educar bem, principalmente for­mar o coração dos pequenos aos quais as Irmãs serviam. Formar o coração nos valores, nas ati­tudes para que a criança seja sujeito da sua história, aberta aos outros, principalmente àqueles que mais precisam.

Sendo assim, desde 1837, as Irmãs da Providência vem cum­prindo a missão confiada pelo seu fundador que é: “promover a vida das crianças, adolescentes e jovens”, na acolhida, no diálogo, na ternura e na firmeza, fazendo com que o conhecimento esteja a serviço da transformação das pessoas e da sociedade.

E isso, não só nas Escolas em que elas atuam em São Caetano, em Atibaia e na periferia de Salvador, (BA), onde proporcionam tam­bém um ensino de qualidade às crianças mais pobres, mas também nas suas Obras Sociais na Paraí­ba, na cidade de Tietê, em Soro­caba e uma delas em São Caeta­no, no bairro da Prosperidade; na área da saúde em Guaratinguetá e Tatuí, e em serviços pastorais e de evangelização em Paço Lu­miar no Maranhão e na cidade de Paudalho em Pernambuco.

Neste momento difícil da nossa história, nós do Externato Santo Antonio, queremos continuar en­frentando este desafio com o mes­mo ardor e zelo com os quais São Luís Scrosoppi enfrentou as dificul­dades do seu tempo. Queremos continuar a reinventar o presente para transformarmos o futuro!