A Volkswagen do Brasil celebra, nesta segunda (18), 65 anos da fábrica Anchieta, em São Bernardo, que já soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos em sua história. A produção da Anchieta representa 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.
Além do complexo industrial, a fábrica Anchieta possui um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Em outubro, a unidade iniciou a produção do Novo Nivus, o terceiro modelo da ofensiva de 16 lançamentos da marca até 2028, com destaque para a estreia, em breve, dos modelos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex.
“A fábrica Anchieta, em São Bernardo, é estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil e seguimos investindo continuamente na unidade que completa 65 anos. No mês passado, iniciamos a produção do Novo Nivus na Anchieta e a linha também receberá o inédito Nivus GTS, já confirmado para o mercado brasileiro para o primeiro semestre de 2025. A Anchieta também terá mais dois veículos inéditos que serão anunciados em breve para impulsionar ainda mais a nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões que estamos fazendo no Brasil no mesmo período, reafirmando a nossa confiança no País”, afirma Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Do total de R$ 16 bilhões para o Brasil até 2028, R$ 13 bilhões serão destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen no mundo; além das fábricas de Taubaté, São Carlos (motores) e do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros R$ 3 bilhões serão destinados à fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).
Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.
Novo Nivus
No mês passado, teve início na fábrica Anchieta a produção do Novo Nivus, um modelo que inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. E a pedido do público, a versão esportiva GTS do Novo Nivus já está confirmada para o primeiro semestre de 2025.
Primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul e também produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo por lá), o SUVW Nivus estreou no mercado em 2020 e já conta com mais de 251 mil unidades produzidas na Anchieta.
Sucesso de vendas, o SUVW Nivus, que inaugurou a tendência de modelos cupê no Brasil, está entre os 12 veículos mais comercializados do Brasil, considerando todos os segmentos; só em 2024 já foram mais de 47 mil unidades emplacadas do modelo. A força do Nivus também contribui para que a Volkswagen seja a líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil com toda a sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam mais de 134 mil unidades emplacadas em 2024. O segmento de SUVs é o que mais cresce no Brasil, respondendo por 37% do mercado. Além disso, o Nivus é sucesso além das fronteiras nacionais: já foi exportado para 43 países.
Anchieta produziu modelos icônicos da marca
Com a inauguração da fábrica Anchieta, em 1959, teve início a nacionalização da marca. Nesse ano, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente e o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel.
A fábrica Anchieta também foi responsável pela produção de diversos modelos que marcaram presença nas ruas e garagens brasileiras, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além do Fusca e Kombi, estão o Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros.
Linha do Tempo da Anchieta:
1959: Inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
1965: Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta.
1967: Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas.
1968: Produção do Sedã 1600 quatro portas.
1969: Produção da Variant.
1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedan 1300). Início das exportações.
1971: Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular. VW é a primeira empresa a realizar crash-tests no Brasil.
1973: Fundação do Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen.
1973: Início da produção da Brasília.
1977: Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões.
1982: Início da produção da Saveiro.
1984: Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem para produção do Santana.
1986: Fusca deixa de ser produzido.
1993: Retomada da produção do Fusca.
1994: Início da produção do Novo Gol na fábrica Anchieta.
1996: Certificação ISO 9001.
2001: Fábrica Anchieta comemora 10 milhões de veículos produzidos.
2002: Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo.
2005: Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental).
2016: Anchieta inicia a produção de Novo Gol e a Nova Saveiro.
2017: Início da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo, inaugurando no Brasil a plataforma modular MQB, referência no Grupo Volkswagen.
2018: Início da produção do Virtus, primeiro carro da América Latina com inteligência artificial. Anchieta recebe a certificação ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia).
2019: Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual.
2020: Lançamento do Nivus, o primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul a ser produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo).
2022: Inauguração do Way to Zero Center para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.
2023: Volkswagen do Brasil completa 70 anos e inicia sua ofensiva de eletrificação com o lançamento do SUVW ID.4 – apresentado pela primeira vez na Anchieta, no dia do aniversário da empresa (23 de março) -, e o ID.Buzz (Kombi elétrica).
2024: Volkswagen anuncia investimentos de R$ 16 bilhões, sendo R$ 13 bilhões para as unidades paulistas, e uma nova ofensiva com 16 lançamentos até 2028 com destaque para a estreia dos híbridos, em breve, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. Fábricas Anchieta e Taubaté são pioneiras no uso de biometano em sua matriz energética, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 em parte do processo produtivo.
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