Política

Falta de água afeta 20 bairros de Santo André

Vinte bairros de Santo André já estão sem água há nove dias. O motivo alegado pela Prefeitura é o rompimento de adutora, que comprometeu o abastecimento.

Vale lembrar que Santo André tem uma dívida de R$ 3,4 bilhões com a Sabesp, responsável pelo sistema de fornecimento de água na cidade. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) compra água da Sabesp.

O prefeito Paulo Serra afirmou que a falta d’água não tem nada a ver com a dívida e sim com questões operacionais.

“Foram três fatores somados que acabaram causando esse mal para os moradores. Primeiro uma reforma de uma adutora. Que envia água para a cidade de Santo André. A alta temperatura, que acaba ensejando um alto consumo, e a também a intermitência, a água vinha para a cidade só no período noturno, durante o dia vinha pouca água e para quem não tinha sua caixa de água seu reservatório realmente prejudicou o fornecimento.” A situação, segundo a Prefeitura, deve ser normalizada nesta quarta (23).

A explicação do prefeito foi contraditória em relação a nota divulgada pela Sabesp: “o rompimento da adutora aconteceu no dia 17 de janeiro, e o fornecimento foi restabelecido em 24 horas. A Sabesp garante a vazão média necessária para abastecer a cidade”.