
Localizado no coração de São Paulo, o Farol Santander reúne, em seus 35 andares, mirante com vista privilegiada para o Centro de São Paulo, exposições, restaurantes, cafeteria, bar e até uma pista de skate.
Com 161 metros de altura, o Edifício Altino Arantes, conhecido como Edifício Banespa e, em seguida, como Farol Santander, foi construído entre 1940 e 1947. Projetado em 1939 por Plínio Botelho do Amaral, o prédio do Farol Santander, considerado um dos arranha-céus mais altos do País, foi inspirado no Empire State Building, prédio famoso localizado em Nova York (EUA).
O local é um centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, reunindo diversas atrações. Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram o espaço. A visitação pode começar pelo 26º andar, onde uma vista de tirar o fôlego do Centro de São Paulo é palco para inúmeras fotos dos visitantes. Neste mesmo andar, uma pausa para um café na Mag Café. Descendo as escadas, no 21º andar, é possível fazer aulas e praticar manobras de skate na Pista do 21 – Rajas Skatepark. O local oferece aulas à todas as idades, do iniciante ao avançado. Ao lado da pista, uma loja traz itens de skate, roupas e tênis Vans exclusivos.

Descendo para os 19º e 20º andar, a exposição Brasil: Arte Popular reúne obras de artistas de 21 estados brasileiros. A mostra é a maior sobre arte popular brasileira já realizada. Cada artista propõe sua originalidade própria, usando materiais como barro, argila, madeira, ferro, folha de flandres e penachos para compor suas obras. Alguns exemplos são José Cândido dos Santos, o Zé do Chalé, que começou sua carreira artística aos 89 anos, em Sergipe, onde produzia esculturas talhadas em troncos de madeira, e José Celestino da Silva, do Ceará, com esculturas feitas no barro.
Do 2º ao 6º andar, o Espaço Memória oferece uma viagem pela história do prédio e da cidade. É possível apreciar um grande acervo do banco, com mobiliários originais expostos em salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento à época como Banco do Estado de São Paulo.
Para o almoço o Boteco do 28, localizado no 28º andar, oferece pratos típicos da capital como picadinho e virado à paulista. O local conserva um grande acervo de Adoniran Barbosa, ícone da música paulistana, com peças originais. Finalize sua visita com chave de ouro no subsolo do prédio no Bar do Cofre, o bar localizado dentro de um cofre de verdade.
Adicione um comentário