Quinta Avenida

Fats Waller – cantor, compositor e pianista de jazz

Thomas Wright Waller, ficou conhecido no mundo do jazz como “Fats” Waller, pianista, organista, compositor e cantor, um talento incomensurável. Suas composições no estilo “Harlem Stride Piano” estabeleceram as bases para o piano do jazz moderno. Um artista plenamente popular nas eras do jazz e do swing, com turnês internacionais de sucesso comercial e de crítica na América do Norte e Europa. As mais conhecidas composições, “Ain´t Misbehavin” (Não é mau comportamento) e “Honeysuckle Rose” (Rosa Madressilva), foram colocadas na “Grammy Hall of Fame” em 1984 e 1999.

Fats Waller ao piano

Waller registrou direito autoral em mais de 400 músicas, muitas delas em parceria com seu colaborador mais constante Andy Razaf. Razaf o descreveu como um homem que fez o piano cantar, grande de corpo e mente, conhecido por sua generosidade. Segundo pesquisadores, é provável que tenha composto mais músicas populares do que lhe foi creditado. Sempre com dificuldades econômicas, tinha o hábito de “vender” músicas para outros compositores e artistas, que assumiam como se fossem suas.
O “Harlem Stride Piano” é um estilo de piano jazz desenvolvido nas grandes cidades da costa leste da América do Norte, principalmente New York, durante os anos 1920 e 1930. Nesse estilo, a mão esquerda toca um pulso de quatro batidas com uma única nota musical de baixo (nota mais baixa de um acorde), com intervalos de oitava, sétima ou décima maior, na primeira e na terceira batidas, e um acorde na segunda e quarta batidas. Às vezes esse padrão é invertido colocando-se o acorde na primeira batida do compasso. Diferentemente do estilo “Ragtime”, popularizado por Scott Joplin, no stride a mão esquerda muitas vezes salta distâncias maiores no teclado.
Fats Waller foi o sétimo filho de uma prole de onze, nascido de Adeline Locker Waller, uma musicista e do reverendo Edward Martin Waller, um pastor da cidade de New York. Ele começou a tocar piano aos seis anos e órgão na igreja do pai quatro anos depois. A mãe o orientou na juventude e posteriormente frequentou aulas de música. Aos quinze anos foi trabalhar como organista no Lincoln Theatre no Harlem, ganhando US$32 por semana. Teve também a oportunidade de frequentar a famosa Jiulliard School onde estudou composição musical.
As primeiras gravações foram feitas na etiqueta Okeh Records em outubro de 1922 com os temas “Musicle Shoals Blues”(Blues de Cardumes de Músculos) e “Birmingham Blues” ( Blues de Birmingham). A primeira composição “Squeeze Me” (Aperte-me), foi publicada em 1924. O pianista e compositor Oscar Levant chamou Fats Waller de “o Horowit negro”.
Trabalhando com o parceiro de longa data, o letrista Andy Razaf, Waller escreveu a música e atuou em vários musicais de sucesso da Broadway, incluindo “Keep Shuffin” (Continue embaralhando) em 1928, “Hot Chocolates” (Chocolate Quente) de 1929 e com o letrista George Marlo Jr. “Early To Bed”(Cedo para a cama) de 1943.
Em 1926 Waller foi sequestrado em Chicago ao sair de uma apresentação. Quatro homens o colocaram em um carro e o levaram para o cabaret “Hawthorne Inn”, de propriedade do notório gangster Al Capone. Ele foi induzido a entrar no prédio e encontrou uma festa acontecendo. Com uma arma apontada nas costas, foi empurrado em direção ao piano e ordenado a tocar. Aterrorizado, Waller percebeu que ele era o “convidado surpresa” na festa de ani-versário de Capone e ficou aliviado ao perceber que os sequestradores não tencionavam matá-lo e sendo recompensado com o pagamento de aproximadamente US$ 3.000.
Em 1920, Waller casou-se com Edith Hatch com quem teve um filho, Thomas Waller Jr. Hatch divorciou-se dele em 1923. Ele casou-se novamente em 1926 com Anita Rutherford. Juntos tiveram um filho, Maurice Thomas Waller, nascido em 10 de setembro de 1927. Em 1928, nasceu o segundo filho Ronald Waller. Fats Waller faleceu em consequência de uma pneumonia no dia 15 de dezembro de 1943, com apenas 39 anos de idade. Foi durante uma viajem de trem perto de Kansas City-Missouri. Estava voltando de uma apresentação em Hollywood com destino a New York, quando a doença se agravou, levando-o à morte.
Desaparecia assim, prematuramente, um expoente do jazz e da música popular norte-americana do século XX. Mas deixou um enorme acervo que pode ser ouvido no YouTube.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário