A Faculdade de Direito de São Bernardo (FDSBC) e o vereador e presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (PSDB), realizaram, no sábado (6), o evento “Direito de Saber”, que ofereceu serviços de orientação jurídica para moradores do núcleo João de Barro, na região do Alvarenga.
Durante o evento, os moradores puderam receber orientação e aconselhamento jurídico, além de esclarecimentos sobre os seus direitos nas mais diversas áreas, como direito do consumidor, direito de família, direito previdenciário, entre outros.
Para o professor titular de direito constitucional e coordenador do escritório-escola da FDSBC, Roberto Bahia, a ação foi uma rica troca de experiências. “Temos essa função social muito importante na Faculdade, que é levar o acesso ao direito à sociedade, principalmente aos mais carentes. Para nós, para a sociedade e, principalmente, para os alunos, as demandas que chegam são essenciais. Eles aprendem a ouvir, a distinguir o que é jurídico e social, conseguem auxiliar e participar dessa transformação”, destaca.
Para o Lima, a iniciativa é essencial para esclarecer as dúvidas dos cidadãos. “Encaro como essencial esses esclarecimentos em todos os bairros da cidade, por isso estamos com esse calendário especial em parceria com a FDSBC que, sem dúvidas, é uma instituição preparada para auxiliar nessas necessidades”, diz.
“Cheguei com uma dúvida, fui atendida rapidamente, a equipe já conseguiu me orientar e fazer com que conseguisse entender de um assunto que não faz parte da minha realidade”, disse Ana Célia Silva, 47 anos, moradora da região que participou da tarde de esclarecimentos. O evento “Direito de Saber” é uma ação contínua que tem como objetivo oferecer orientação jurídica gratuita para a população mais carente.