Saúde

Febre entre famosos, procura por facetas laminadas cresce 300%

O mercado de odontologia estética vem seguindo tecnologias cada vez mais avançadas. A febre do momento no segmento são as facetas laminadas, ou lentes de contato para os dentes, técnica famosa entre as celebridades que oferece dentes brancos e sorriso perfeito e que tem atraído brasileiros de todo o País aos consultórios que oferecem esse tipo de tratamento. Somente entre 2014 e 2015, a procura por facetas laminadas cresceu cerca de 300% de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

Sidnei Goldmann, especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração, pioneiros no uso de facetas laminadas (desde 1993), a principal vantagem do procedimento é a preservação da estrutura dental sadia, já que o uso dessa técnica evita o desgaste dos dentes.

Mesmo famosa entre as celebridades, as lentes de contato ainda causam dúvidas na população que desconhece a técnica. “Muitas pessoas buscam dentes brancos e perfeitos, mas é importante que saibam como funciona esse processo. As facetas laminadas são restaurações que envolvem apenas a parte frontal dos dentes e são coladas uma a uma de acordo com a necessidade do paciente. É um tratamento minucioso e que requer um bom profissional para aplicar a técnica e por mais que a manutenção seja simples, requer cuidados periódicos como qualquer outro procedimento,” explica Goldmann.

O tratamento é uma ótima alternativa para corrigir dentes tortos ou mal posicionados, rejuvenescer o sorriso, aumentar os dentes, fechar espaços ou deixá-los com espaço mais proporcional, além claro, dos tão sonhados dentes brancos. Por ser uma técnica pouco invasiva, não possui contraindicações, mas cada situação deve ser avaliada por um profissional. “A partir dos 16 anos, aproximadamente, qualquer pessoa com crescimento ósseo completo pode realizar o procedimento. Pacientes que não possam receber as facetas são raros, mas podem ocorrer em casos de problemas psicológicos, em tratamento de radioterapia ou quimioterapia, gestantes com menos de três meses e pacientes com problemas nas gengivas”, pontua Goldmann.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a procura pelo tratamento cresce a cada ano e, em média, são aplicadas cerca de 28.500 lentes por mês na cidade de São Paulo, local onde se concentra o maior número de profissionais especialistas no assunto. Goldmann, que realiza o procedimento desde 1993, afirma que o tratamento é muito confiável e os resultados vão além das expectativas. Porém, ele alerta que é preciso ter cuidado com os materiais utilizados e, como em qualquer outro tratamento, pesquisar um profissional qualificado.

Sidnei Goldmann, conhecido por seu atendimento humanizado, alerta que os procedimentos estão ficando cada vez mais automáticos, o que dificulta o contato entre profissional e paciente e acaba causando traumas desnecessários a essa relação. “Tenho recebido diversas pessoas em busca do sorriso perfeito. Meu principal objetivo em consultório é atender às expectativas do paciente sim, porém com muita cautela e sempre explicando todos os passos e cuidados necessários para cada processo. Mais do que um sorriso perfeito, é preciso buscar um sorriso saudável, mesmo que o perfeito tenha que esperar pelos cuidados bucais primordiais”, finaliza Goldmann.