Inteligência Artificial aplicada em Logística e Supply Chain foram os temas de destaque no Campus FEI São Bernardo em evento organizado em parceria com a Via Varejo. O encontro reuniu mais de 70 pessoas, entre executivos da empresa e do setor, professores e estudantes para diálogos sobre as tecnologias e ferramentas que têm impactado o mercado atual.
Para o professor Mauro Sampaio, do curso de Engenharia Produção da FEI, a proximidade da instituição com empresas como a Via Varejo é essencial para que os setores possam conhecer as soluções que os estudantes já desenvolvem na instituição e, ao mesmo tempo, é também uma forma de se ter uma visão mais ampliada para as direções em que o mercado está caminhando e suas tendências.
“Vejo que as empresas ainda estão atuando e direcionando essas tecnologias, como a Inteligência Artificial, para aplicações em áreas específicas, quando, na verdade, essas ferramentas podem ser aplicadas de modo integral, em todas as linhas, independentemente do segmento ou atuação. Para os profissionais que já estão no mercado e para os que estão se preparando agora, o que destaco como tendência no Supply Chain, é o Digital Twin – que consideramos um gêmeo digital de operação -, a Inteligência Artificial, que nos auxilia com o processamento de dados para as tomadas de decisão, além do Costume Experience – também considerado um pilar essencial para o setor”. destaca o docente da FEI
A FEI também disponibiliza no Campus de São Bernardo Digital Supply Chain Lab. O espaço é dedicado para o desenvolvimento de projetos e pesquisas focados em logística digital, Supply Chain, cadeia de suprimentos, gestão de operações, entre outras expertises.
Fernando Gasparini, Diretor de Supply Chain da Via Varejo, compartilhou dicas valiosas para os estudantes da atual geração. “Sozinho você não vai fazer nada. Compartilhe suas ideias com as pessoas que você confia para captar outras percepções e caminhos para executar. O que eu deixo como mensagem para essa geração é que o individualismo não nos leva a lugar nenhum”, explicou.
Foto: Divulgação