Negócios

Feira da Madrugada terá Espaço do Empreendedor

A  Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Feira da Madrugada firmaram parceria para beneficiar os lojistas e comerciantes do complexo de compras com a instalação do Espaço do Empreendedor.

O atendimento aos empreendedores começou no dia 23 de janeiro. No local, será possível fazer a regularização e abertura de MEI, registro de marcas e patentes, emissão de certificados e declarações e consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O empresário também contará com serviços financeiros diferenciados.

O gerente de serviços institucionais, Renan Luiz Silva, explica que o local vai favorecer empreendedores do complexo de compras e de toda a região. “Estaremos mais próximos. Nosso portfólio de produtos e serviços têm ajudado micros e pequenos da capital todos os dias. Vamos fortalecer essa relação, além de proporcionar acesso a diversas ferramentas que facilitam o dia a dia de suas atividades”.

O Espaço foi pensado para auxiliar no crescimento dos pequenos negócios. Por meio da ACCREDITO, instituição financeira 100% digital da ACSP, os empreendedores terão acesso a produtos financeiros, como capital de giro, financiamento para investimento, antecipação de recebíveis e conta digital, entre outras modalidades de concessão de crédito.

Para o presidente da instituição financeira, Milton Luiz de Melo Santos, o projeto é um importante marco para a cidade de São Paulo. “É coerente com a tradição da ACSP de fomentar o empreendedorismo. Nesse espaço ofereceremos linhas de crédito e serviços financeiros sem burocracia e sob medida para os empreendedores, expositores e para os pequenos comércios estabelecidos neste polo comercial”, disse.

Outro pilar importante do Espaço do Empreendedor é a capacitação. A Faculdade do Comércio (FAC) terá uma equipe fixa para atender os lojistas e seus funcionários. A instituição de ensino, mantida pela ACSP e pela Facesp, possui cursos de graduação e pós-graduação e tecnológicos em diversas áreas. “O varejo de hoje não admite mais amadorismo. Os profissionais e varejistas precisam se capacitar, mais do que isso, se qualificar. Sobretudo, porque as pessoas estão consumindo digitalmente”, analisa o diretor da Faculdade do Comércio, Wilson Victorio Rodrigues.

“O shopping da Feira da Madrugada foi criado justamente com a finalidade de fornecer condições mais dignas e humanas para o comerciante popular e ajudá-lo a sair da rua, onde ele está sujeito às intempéries e à violência, para isso, buscamos formas de incentivar a formalização e o desenvolvimento dos nossos boxistas. A ideia é fornecer crédito e orientação financeira, com o intuito de transformar feirantes em empresários bem-sucedidos”, comemora Daniel Galante, presidente da Nova Feira da Madrugada.

A Nova Feira da Madrugada conta com 5.400 boxes e lojas, 315 vagas de ônibus, 2.400 vagas de carros, estrutura de acessibilidade, climatização, Wi-fi, elevadores, banheiros e Praça de Alimentação, gerando mais de 7.000 empregos diretos e mais 3.000 indiretos. Sua principal característica é o empreendedorismo, que é justamente o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudança dos tipos de negócios internos do nosso empreendimento, normalmente envolvendo inovações. Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, é o que a Feira da Madrugada vem proporcionando aos seus comerciantes.