Fabio Picarelli Opinião

Feliz aniversário Santo André!

Na terça (8) a cidade de Santo André comemora 472 anos. E tem muito a comemorar porque é uma cidade aconchegante e transformadora.
Fundada por João Ramalho em 1553, na época colonial os portugueses defendiam as costas brasileiras de possíveis invasões, principalmente de franceses e holandeses que não compartilhavam a divisão do Novo Mundo pelo Tratado de Tordesilhas.
Diante do interesse pela exploração de minérios como ouro e prata, o rei de Portugal, D. João III, enviou para cá Martim Afonso de Souza com a incumbência de fundar vilas para reforçar o litoral. João Ramalho, então genro do cacique tupiniquim Tibiriçá, casado com a índia Bartira, abraçou a causa, mas teve vários pedidos negados para transformar o local em vila porque a prioridade era povoar o litoral antes do interior.
Somente em 1553 o governador geral Tomé de Souza criou a vila com o nome de Santo André da Borda do Campo. A exploração de metais acelerou a colonização. Com isso, a Vila foi-se desenvolvendo e os jesuítas de São Vicente passaram a mostrar interesse na transferência do colégio para a região de Piratininga.
Em 25 de janeiro de 1554 foi criada a Aldeia de São Paulo de Piratininga. Por conta das dificuldades de subsistência, a Vila de Santo André passou a ser apenas um bairro de São Paulo de Piratininga em 1560. Durante anos o local era apenas uma passagem entre o Porto de Santos, a Capital e o interior. A formação de sesmarias (lotes de terras distribuídas a beneficiários) deu origem às fazendas beneditinas São Bernardo e São Caetano até que no século 20 foram loteadas.
Algumas décadas antes, por volta de 1860, a construção da ferrovia em Paranapiacaba para escoamento do café atraiu as indústrias pela facilidade no transporte e os incentivos fiscais.
Mais de um século e meio depois, a atividade econômica da cidade passou da industrialização no século XX até sofrer com o declínio ano após ano e consolidar-se como prestadora de serviços comercial e industrial, com grande potencial no mercado para a integração de negócios.
Santo André está sediada na região metropolitana de São Paulo, a uma altitude média de 760 metros acima do nível do mar. Possui 62% de cobertura de área verde, com vegetação típica da Mata Atlântica. De acordo com o último censo, de 2021, são mais de 723 mil habitantes ocupando uma área de 175Km².
Para o aniversário de 472 anos a Prefeitura de Santo André programou mais de 90 atividades culturais, esportivas e de lazer, envolvendo mais de 400 artistas regionais. O prefeito Gilvan Junior apresentou o calendário na semana passada durante coletiva com a imprensa regional. Os eventos começaram dia 1º de abril e prosseguirão durante todo o mês. E contemplam todas as faixas etárias.
Na agenda constam mais de 10 apresentações musicais, inaugurações e reaberturas de espaços, atividades esportivas e assinaturas de ordem de serviço. A abertura do calendário festivo, ocorrida no dia 1º de abril, foi com a expansão dos programas Moeda Verde e Moeda Pet no Condomínio Maracanã.
Para quem curte música a programação prevê a tradicional Feira da Fraternidade nos dias 11, 12 e 13 com shows de Xande de Pilares, Bruno Mars Experience e Nando Reis. Entre as entregas de obras, destaques para a reinauguração da Biblioteca Nair Lacerda e revitalização da Praça São Camilo no bairro Camilópolis no dia 8 de abril após as solenidades cívicas e a abertura do Complexo Viário Santa Terezinha no dia 26, que vai melhorar o trânsito naquela região. Entre as novidades, destaque para o I Encontro de Carros Antigos no dia 6 às 10h no Paço Municipal com apresentação de cerca de 300 veículos de época; e a XXII Meia Maratona no dia 27 com percursos de 5Km, 10 Km e 21 KM.
Paranapiacaba não ficará fora da festa. Dois eventos marcam o mês de aniversário: o 20º Festival do Cambuci, a partir deste sábado (5), em todos os finais de semana; e a inauguração do auditório no dia 13. O imóvel onde funcionará o novo espaço foi totalmente reerguido depois do incêndio em 2007.
Em todos os eventos, você pode doar dois quilos de alimentos não perecíveis para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Outras informações no site www.santoandre472anos.com.br.
No mais, parabéns Santo André e todos os andreenses!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário