Gastronomia

Festival Comidas do Mundo acontece em São Paulo com gastronomia de 40 países

Jerk Chicken, opção da culinária Jamaicana

São Paulo recebe no próximo sábado (22) e domingo (23), o Festival Comidas do Mundo, no Memorial da América Latina.

O evento terá a participação de 40 países mostrando o melhor da sua gastronomia, entre eles: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Jamaica, Japão, México, Portugal, Rússia, Siria, Suíça, Tailândia e Turquia.

Os visitantes poderão desfrutar de muitas delícias como: o Toppoki e Bulgogi (Coreia), Katsue Kare (Japão), Ropa Vieja (Cuba), Fish and Chips (Inglaterra), Curry Batata Bowl (Trinidad e Tobago), Crepe (França), Pancit vege (Filipinas), Attieke (Camarões), Brisket (EUA – Texas), Poke (EUA – Havaí) Pad Thai (Tailandesa) Arepas (Venezuela), Lanche Salmão Escandinavo (Noruega),   entre outras centenas de opções. E uma vasta opção de doces, desde os brasileiros como cocadas, tortas e bolos, e também Pastel de Belém (Portugal), Ninho de Nozes (Turquia), Cannolis (Itália), Apfelstrudel (Alemanha), Oblea (Colômbia), Waffle (Belgica)  e muito mais. 

Kebab, opção da gastronomia Turca

O evento ainda oferece opções para toda a família, é pet friendly, possui área kids, e, ao longo do dia, serão realizadas apresentações de bandas e intervenções artísticas de danças típicas como boliviana, paraguaia, libanesa, egípcia, indiana, espanhola, turca, americana, arabe e outras, oferecendo lazer, culinária, cultura e entretenimento.

Da gastronomia brasileira, o público encontrará desde o tradicional pastel e coxinha, o baião de dois, cuscuz paulista, acarajé da Bahia, galinhada goiana, torresmo de rolo, espetinhos, lanche de pernil, açaí, porco no rolete, costela e muito mais.

Refugiados – Com a proposta conceder oportunidades aos refugiados de empreenderem em São Paulo, a Art Shine Eventos fez parcerias com representantes de vários países, como Ylmari de Perdomo, da Venezuela, chegou com o marido e os três filhos, oito anos atrás, movida pela insegurança no seu país. O casal é especialista em educação e terapia ocupacional para crianças, mas não conseguiu validar os diplomas no Brasil. Ela começou vendendo café com bolo num ponto de ônibus em São Caetano (SP), e um ano depois passou a oferecer comida venezuelana em eventos empresariais e de rua.

Há 10 anos no Brasil, Salsabil Matouk, da Síria, decidiu deixar o país devido a questões políticas e de guerras. Com formação em farmácia, trabalha há sete anos na área de gastronomia, participando de eventos com o seu bufê, e com um canal onde fala sobre sua cultura e gastronomia.

Outra história de superação é de Stella Papidis da Grécia. Seu pai decidiu deixar o país em 1952, após a Segunda Guerra Mundial. Sozinho, foram seis anos de trabalho árduo para conseguir comprar uma casa para receber e acomodar a esposa e as sete filhas, contando com Stella. Elas chegaram de navio ao Brasil em 1958. Na Igreja Ortodoxa Grega, a família aprendeu a falar em português. No ano de 1982, uma das irmãs abriu um bufê, onde toda a  família trabalha até hoje para difundir a gastronomia mediterrânea grega em São Paulo.

“A Art Shine Eventos realiza eventos há mais de 20 anos. Nosso próposito é unir a gastronomia, a arte e a cultura. Estamos extremamente felizes em ter diversos refugiados, com histórias de superação, participando deste evento com culinária de 40 países, que acontece na cidade mais cosmopolita da América Latina. Unir pessoas de diferentes nacionalidades possibilita a divulgação da gastronomia dos seus países é algo muito satisfatório”, ressalta Márcio Alvarez organizador do evento.

Cervejas Artesanais – Aos amantes de cerveja artesanal, os visitantes poderão desfrutar de mais de 10 cervejarias artesanais com diversos estilos de chope artesanal, selecionados cuidadosamente para agradar a todos os paladares, como Pilsen, Weiss, Hop Larger, Red Ale, Black Caramelo, American Ipa com lúpulos de origem belga, irlandesa, alemã, tcheca, inglesa, americana e outros.  Já para quem gosta de sabores mais suaves e adocicados, podem saborear o chopp de vinho, morango, goiaba, pêssego, canela, etc. Para aqueles que gostam de saborear outras bebidas, há uma seleção especial de drinques, sucos naturais, milk shake, vinhos, chás, refrigerantes e água.

Programação:


SÁBADO – 21 DE SETEMBRO

11h  – ABERTURA COM DJ
12h30  – BANDA SAMUCA PÊ
14h –  DANÇA DO VENTRE COM ESPADAS E VÉUS (ARÁBE) E DABKE (LÍBANO) – STUDIO INSPIRE
14h20 – DJ
15h00 – BANDA PERIFERIA MASSA
16h20 – DANÇA AMERICAN TRIBAL (EUA) GRUPO NIJME
16h40  – DANÇA FOLCLÓRICA BOLIVIANA CAMBAS RASPA BURI (TAQUIRARI)
17h00 – DANÇA FOLCLÓRICA BOLIVIANA CAPORALES MI VIEJO (CAPORALES)
17h30 – BANDA ZONA WESTERN
18h50 –  DANÇA ATS BELLYDANCE (EUA) – GRUPO SYLMARA MATOS
19h00 – DANÇA FOLCLÓRICA PARAGUAI – GRUPO JEROKY PARAGUAY MI PASIÓN
19h40 – BANDA JEANINE ROCK

DOMINGO – 22 DE SETEMBRO

11h – ABERTURA COM DJ
12h30 – BANDA ROCKSTRADA
14h00 – DANÇA CIGANA DA ÍNDIA e ESPANHA – LADY AGATHA DANÇAS
14h30 – DJ 
15h00 – BANDA 2º DP 
16h40 – DANÇA FOLCLÓRICA BOLIVIANA – CAPORALES SAN SIMON
17h00  – DANÇA TRIBAL AMERICANO (EUA) – SHAMBALAH TRIBAL
17h15 –  APRESENTAÇÃO DRAGÃO CHINÊS  – GRUPO ATS KUNG FU
17h30 – BANDA STEP’N SOUL
18h00 –  APRESENTAÇÃO CULTURAL LEÃO CHINÊS – GRUPO ATS KUNG FU
19h10 – DANÇA SUFI (TURQUIA) – PROFESSOR EMRAH ESATOGLU
19h30 – BANDA CALANGO BRABO

FESTIVAL COMIDAS DO MUNDO
Memorial da América Latina – Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda)
Sábado (21) e Domingo (22) 
Horário: 11h às 21h
Entrada Gratuita
Pet Friendly

Fotos: Divulgação

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário