O maior e mais famoso evento da Região da Capital dos Estados Unidos, composta por Washington, DC, Maryland e Virginia, o Festival Nacional da Flor de Cerejeira , comemora 90 anos em 2017. Esse ano, o festival acontece de 20 de março a 16 de abril e celebra a chegada da primavera e das flores de cerejeira com uma agenda ainda mais repleta de atividades para toda a família.
O Festival Nacional da Flor de Cerejeira não é apenas uma celebração da primavera, mas é também um festival cultural que apresenta uma programação criativa e diversa – esse ano com duração estendida de quatro semanas, que promove as artes clássicas e contemporâneas, a natureza e a amizade entre os Estados Unidos e o Japão.
Nessa edição, os destaques do festival incluem a famosa festa de gala beneficente Pink Tie Party, que dá início ao festival em 16 de março, seguida pela Cerimônia Oficial de Abertura (gratuita), em 25 de março, no Teatro Warner. Em 25 de março também acontece o SAAM Cherry Blossom Celebration produzido pelo Smithsonian American Art Museum , uma celebração gratuita da cultura japonesa, com apresentações típicas de dança, música e até pintura facial. Também faz parte dos eventos mais populares o Blossom Kite Festival (gratuito) – a tradicional competição de pipas decoradas, em 01 de abril. A National Cherry Blossom Festival Parade e o Sakura Matsuri – Japanese Street Festival produced by The Japan-America Society of Washington, DC acontecem no mesmo dia, em 08 de abril, oferecendo a maior festa de costumes do Japão nos EUA. São diversas performances espalhadas por quatro palcos, somando 30 horas de programação vibrante. O show de fogos de artifício Southwest Waterfront Fireworks Festival também vale a visita, já que é gratuito e conta com diversas atividades paralelas para toda a família. O espetáculo acontece em 15 de abril.
Todos os anos, mais de 1,5 milhão de visitantes vão a Washington, DC para admirar as mais de três mil árvores floridas. O momento do pico da floração é definido quando 70% das cerejeiras ao redor do Tidal Basin tiverem aberto seus botões, criando uma onda de cor rosa e branca impressionante. O Serviço de Parque Nacional (NPS) é o órgão responsável por medir o crescimento dos botões e todos os anos ele divulga uma previsão do período de maior floração. Geralmente esse pico acontece em 04 de abril, mas essa data pode mudar a cada ano. A temporada de floração, quando 20% das flores estão abertas antes das pétalas e folhas começarem a cair, pode durar até 14 dias, dependendo das condições climáticas. Segundo o NPS, é quase impossível prever qual será o período de pico de floração com mais de 10 dias de antecedência.