Cidades Ribeirão Pires

Festival do Chocolate de Ribeirão chega aos 20 anos com novo formato

César Ferreira, Emerson Gillardi, Rubens Fernandes, Guto Volpi, Rosi de Marco, Ricardo José Cardoso e Arlei Capoccio

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, anunciou, na segunda (7), a programação dos 20 anos do Festival do Chocolate, que acontecerá entre os dias 8 e 31 de agosto.

No evento de lançamento, foi realizada degustação com itens que serão comercializados durante o Festival, que neste ano, pela primeira vez, terá atividades descentralizadas no Paço e pelo Centro da cidade. A expectativa de faturamento é de R$ 10 milhões para os comerciantes locais e de público, cerca de 200 mil pessoas.

Até o momento, 70 comércios gastronômicos confirmados, além de mais 20 comércios em geral e 30 barracas de artesanato. O Festival contará com mais de 100 artistas, sendo quase que 70% deles de Ribeirão Pires.

“Não é só uma celebração de 20 anos, temos uma revolução no formato do Festival do Chocolate. Em 2010, 2011, fizemos uma transformação no modelo que a gente tinha e, agora, revoluciona ele completamente e atende uma demanda de muito tempo que é criar oportunidades para o comércio local, 100% está sendo atendido agora e é a chance de ouro de termos essa inovação de forma permanente nas outras edições”, anunciou Guto.

De acordo com o prefeito, a descentralização era uma demanda dos comerciantes. “Sempre foi uma demanda muito antiga do comércio local. Chegou a hora de atender essa demanda na totalidade. Desenvolver o comércio local, num mês que é de baixa no comércio local, é uma oportunidade de aumento de receita”, disse.

As ruas Felipe Sabbag, Miguel Prisco, Stella Bruna Nardelli, Avenida Fortuna e a tradicional Vila do Doce fazem parte da rota que receberá o Festival do Chocolate. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão, César Ferreira, falou sobre a iniciativa inovadora da atual gestão. “Nosso trabalho é buscar o melhor cenário, o melhor ambiente de negócios para os comerciantes. Há 34 anos no Centro, percebemos que através da gestão do Guto, é uma iniciativa inovadora, assim como tem sido a gestão e coloca num cenário totalmente diferente para a gente e desafiador”, afirmou.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP), Ricardo José Cardoso, ressaltou que a descentralização do evento irá contribuir para que os visitantes retornem à cidade. “O desafio de fazer um novo formato contribui demais para o comércio local. Sempre tivemos a maior parte das pessoas que estavam no festival do município, mas é muito diferente de ter o comerciante gastronômico diretamente envolvido. O Festival traz muitas pessoas que podem voltar para Ribeirão independentemente do evento”, frisou.

O novo formato traz novidades gastronômicas como pudim de cambuci com chocolate, chopp de chocolate, vinho com licor de cacau, filé mignon e costelinha suína ao molho de chocolate.  Além disso, tradicionais cardápios como panqueca americana, churros, espeto de morango e entre outros.

À Folha, o prefeito falou sobre como a edição dos 20 anos do Festival será importante para o município. “Pela celebração em si, começou em 2005, na gestão do prefeito Clovis Volpi que foi naquele momento foi arrojado em propor isso para Ribeirão Pires, um modelo de turismo diferente, daí nasceu a Vila do Doce, mas tem sim uma responsabilidade maior e a gente está trabalhando com essa galera que teve uma coragem enorme de entrar. Para eles é um desafio enorme mudar o jeito de trabalhar, criar vitrines, porque não é só uma vitrine de loja de roupas, brinquedos, é uma vitrine de gastronomia, porque o Festival do Chocolate foi criado para ser gastronômico. É uma grande oportunidade para trazer o cliente de volta o ano inteiro”, explicou.

Emilly Silva, eleita a Princesa do Chocolate 2025, também esteve no evento e falou sobre a emoção de participar. “Sinto-me lisonjeada, é simplesmente fantástico, é como um sonho realizado”, contou. À Folha, contou sobre como se preparou para se tornar a Princesa do Chocolate.  

PROGRAMAÇÃO

No primeiro fim de semana da programação, o palco recebe Blues Beatles (8 de agosto), seguido de Negritude Jr (9 de agosto) e Geriatricus (dia 10). No mesmo dia, o público infantil também poderá curtir o espetáculo Mundo Bita. No segundo fim de semana, a festa continua com o espetáculo da EMARP (dia 15), Silvio Brito (dia 16) e a dupla sertaneja Bruno & Barretto (dia 17). No domingo, o Show da Luna garante a diversão da criançada.

Já no terceiro fim de semana, a programação traz novamente o espetáculo da EMARP (dia 22), Lorena Alexandre com seu tributo a Marília Mendonça (dia 23), além de Márcio Gomes (dia 24). No mesmo dia, os pequenos poderão curtir o espetáculo “Beatles para Crianças”. Encerrando o festival, o quarto fim de semana terá EMARP (dia 29), Cólica Renal (dia 30) e Rafa Torres (dia 31), além do Mundo de Kaboo, que retorna para animar o público infantil.

O Festival do Chocolate – 20 anos terá entrada solidária com doação de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para pet. Todos os alimentos serão destinados para o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário