Autos

Fiat Fiorino completa 45 anos

Modelo foi lançado no Brasil em 1980, baseado no icônico Fiat 147 

Lançado em 1980, o modelo foi baseado no consagrado Fiat 147 e se consolidou rapidamente como um verdadeiro símbolo de versatilidade e robustez
(Foto: Divulgação – Fiat)

Um dos veículos mais icônicos da história automotiva nacional, o Fiorino 147 completa 45 anos. Lançado em 1980, o modelo foi baseado no consagrado Fiat 147 e se consolidou rapidamente como um verdadeiro símbolo de versatilidade e robustez, uma ferramenta de trabalho para diversos profissionais. O modelo reforça o espírito pioneiro, vanguardista e inovador da Fiat ao buscar soluções baseadas nos produtos do lineup e alinhadas aos desejos e necessidades dos consumidores. 

Anos antes do lançamento da Fiorino, a Fiat já havia se aventurado neste segmento voltado para o uso profissional, com modelos como o 147 Furgão (1977) e 147 Pickup (1978), e viu uma oportunidade de ampliar significativamente sua participação neste mercado.  

Fiorino 147 foi pioneiro no mercado brasileiro ao unir um espaço de carga com ampla capacidade de carga, na base de um veículo passeio
(Foto: Divulgação – Fiat)

Pensado para atender às crescentes demandas urbanas por um transporte ágil e eficiente de cargas leves, o Fiorino 147 foi pioneiro no mercado brasileiro ao unir um espaço de carga com ampla capacidade de carga, na base de um veículo passeio, minimizando custos e melhorando a viabilidade de manutenção do modelo, conceitos fundamentais, até para os dias de hoje, em um segmento que visa o menor custo de operação.  

Inicialmente com o compartimento de carga todo fechado, em uma base mais longa, medindo 3,78 metros, para aumentar sua capacidade volumétrica de carga, o Fiorino 147 já disponibilizava duas opções de combustível, com motores de 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e 62 cv e 11,5 kgfm com etanol. 

Mas não parou por aí, o Fiorino desde sua concepção, na década de 1980, se mostrou inovador para o seu tempo ofertando muita versatilidade. O modelo já trazia muito dos conceitos que são aplicados até hoje em diversos produtos deste segmento. Em 1982, já com a frente Europa, a Fiat passou a oferecer mais três versões do modelo: a Settegiorni com capacidade para transporte de passageiros e com bancos rebatíveis, a Vetrato sem bancos traseiros e com vidros que deixavam o compartimento de carga à mostra, e a Combinato, que contava com bancos laterais traseiros para transportar mais pessoas. Todas as versões do Fiorino contavam com um bagageiro instalado sobre a cabine para aumentar a capacidade de carga e ao mesmo tempo melhorar a aerodinâmica do modelo.  

Em 1988, o Fiorino 147 parou de ser fabricado, mas não antes de deixar um sucessor à altura para substituí-lo. Nascia assim o Fiorino Furgão, baseado no consagrado Fiat Uno, com design moderno para a época, maior capacidade de carga, melhor desempenho e muito econômico. O Fiorino Furgão rapidamente caiu no gosto do consumidor, com um baú de carga que comportava até 2.700 litros e 540 kg. Essa versão passou por atualizações ao longo das décadas de 90 e 2000, sempre mantendo sua essência: ser um veículo confiável, prático e pronto para qualquer desafio urbano.  

Em 2014 o Fiorino chegou a sua terceira geração, utilizando plataforma do Novo Uno, que havia sido lançado anos antes em 2010. Na nova configuração, o modelo cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas (650 kg), e recebeu uma nova motorização com o icônico 1.4 EVO flex, que aumentou a sua agilidade e versatilidade nos centros urbanos, garantindo que ele continuasse a ser a melhor opção do segmento. 

Em sua linha 2025, o furgão reforçou o compromisso com a funcionalidade, qualidade, economia e segurança ao apresentar atualizações mecânicas como novo motor 1.3 flex de até 107 cv de potência e 134 Nm de torque quando abastecido com etanol, ganhando 21 cv e 11,67% de torque adicional, melhorando também o consumo de combustível em mais de 14%. O modelo ganhou também direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus (iTMPS) e sensor de temperatura externa. 

Sucesso até hoje, o modelo segue como uma solução versátil, eficiente e alinhada às demandas dos consumidores, liderando o mercado em sua categoria. Nos primeiros oito meses deste ano, o Fiorino segue liderando o segmento de Veículos Comerciais Leves com mais de 13.400 veículos emplacados e 25,8% de participação no mercado.  

Aliás, o modelo é líder do seu segmento desde 2003, contabilizando mais de 22 anos de liderança. Trata-se de um resultado impressionante para um segmento em que os clientes consideram atributos concretos como custo de posse, manutenção e eficiência, assim como aspectos de robustez e versatilidade. Tantos anos na liderança fazem do Fiorino um verdadeiro ícone da Fiat no mercado brasileiro. 

Mas não é só isso, o Fiorino coleciona diversos prêmios. Nos últimos cinco anos foram mais de 15 premiações, entre eles “Melhor Revenda” da Quatro Rodas, “Maior Valor de Revenda” da Autoinforme, e “Campeão de Revenda”, organizado pela Frota&Cia, no qual o Fiorino ganhou em 30 edições. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário