Fabio Picarelli Opinião

Fim da folia na Vila: segurança é destaque

O Carnaval acabou. Quem não aproveitou vai ter que esperar até 2027.
Lá em Paranapiacaba foram quatro dias de descontração e tranquilidade. A diversão foi geral com a família, amigos e até os pets.
Pelo menos 10 mil pessoas estiveram presentes. E saíram satisfeitos, principalmente com a segurança.
Uma rápida pesquisa interna mostrou que os foliões escolheram a vila ferroviária para curtir o carnaval justamente por questão da segurança. Outro motivo de peso é o clima familiar que agrada crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade.
Como ocorre todos os anos, o índice de criminalidade é zero. Ao contrário de grandes concentrações em capitais e cidades urbanas, ainda que haja a proteção de policiais, seguranças particulares e guardas municipais. Em Paranapiacaba você pode se divertir sem preocupação de ter o celular furtado, entre outros objetos que queira levar.
O empresário do ramo de gastronomia de São Caetano, Márcio Nogueira, afirmou que participa da folia na Vila todos os anos e nunca teve problemas com a criminalidade.
O motorista de caminhão, Eric Viana, de Ribeirão Pires, é outro que aparece quase todos os anos no evento e se diz satisfeito com a segurança.
Rosivânia Andrade trocou a folia em São Bernardo pela Vila. Ela ressaltou que ama a natureza e o aconchego de Paranapiacaba. Além disso, o clima familiar é ou-tro ponto importante.
Alana Steffen, de Santo André, adora o carnaval raiz, com marchinhas de época, como ocorre em Paranapiacaba. Mas, o amor pela Vila não é somente nesse período de festa. Ela comparece quase todo final de semana para andar de bicicleta em meio a natureza.
Já Gabriel Vieira, de Rio Grande da Serra, é novato no carnaval de Paranapiacaba. Na primeira visita descobriu as diferenças e a tranquilidade no ambiente histórico. Uma surpresa agradável!
O Carnaval de Paranapiacaba foi animado pela Banda Caxambu no coreto ao lado do Clube União Lyra Serrano, que passa por reforma.
Outra atração foi o Bloco das Bruacas. O trio elétrico desfila pelas ruas da parte Baixa da Vila sempre na segunda-feira de carnaval, acompanhado da multidão que circula pela redondeza. O bloco carnavalesco se apresenta desde a década de 1990, quando foi fundado pelo saudoso Carioca em Ribeirão Pires. A princípio foi denominado de Bloco das Mocréias. A denominação mudou, porém a irreverência continua a mesma. Por onde passa deixa a sua marca de alegria.
O Carnaval em Paranapiacaba é saudosista e gratuito para todos. É só chegar. Crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade curtindo o som das marchinhas tradicionais e a extravagância das fantasias multicores, bem como o brilho da purpurina, espumas de spray e bolinhas de sabão. O sol de verão beneficiou os foliões.
Para quem não gosta de curtir o Carnaval, a charmosa Vila ferroviária proporciona outras atrações aos visitantes. O local mantém intacto os imóveis em estilo inglês do Século XIX, que fica aberto aos sábados, domingos e feriados para visitação de turistas. Os museus guardam pesadas peças da época da construção da ferrovia Santos-Jundiaí pela companhia britânica São Paulo Railway. A rica gastronomia serve o mais variado paladar, desde o mais simples até o mais refinado. E se a cultura é a sua preferência, as lojas de artesanatos e o Cine Lyra reservam sempre algo especial.
Curtam a Vila! Depois do Carnaval, vem mais eventos por aí.