ARY SILVEIRA BUENO

Foco em resultados, com o melhor uso do propósito e da missão da empresa

Os meses de setembro a novembro costumam ser os melhores meses para a empresa decidir mudar a sua Organização Contábil e em conexão com ela atender também e melhor, as demandas para superar o mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).
Trago três contribuições que podem ajudar as empresas que estão ou entrarão nesse processo de mudança e até de transformação mesmo, para uma nova conduta gerencial e comportamental, sempre com todo o seu Time. Para isso o ENDOMKT e o MKT, devem estar também super afinados.

Foco em Resultados
Destaco o que recomenda Ricardo Langanke da LGK-FDC – Gestão e Governança, empresa com a qual a ASPR trabalha em uma produtiva conexão empreendedora. Extraído do blog da LGK:
“O desenvolvimento com foco em resultados é uma abordagem fundamental para alcançar metas.
Seja na esfera pessoal ou profissional, estabelecê-las de forma estratégica para alcançá-las é essencial para maximizar nosso potencial e conquistar resultados notáveis”.

Quatro Perspectivas para Planejar 2024
Em setembro escrevi sobre elas: Os 23 Fundamentos do movimento Brasil Digital, 15 Tecnologias Digitais Habilitadoras, o Decreto 9319/2018 – E-Digital e a Governança ESG.
Concluí escrevendo:
“Dar atenção, tendo um olhar permanente para estas 4 perspectivas, em especial para temas transversais, com exigências de aprendizados e de aplicações de conhecimentos multidisciplinares, priorizando pra valer as Pessoas e atendendo ao ESG, podem fazer toda a Diferença, no sempre mutante ambiente de negócio”.

Diferenças entre
Propósito e missão
Comentei na introdução, sobre o melhor momento de mudança Organização Contábil.
Ressalto que, pode ser que haja conveniência de se aproveitar o momento para rever o Propósito e a Missão da empresa, para que haja maior alinhamento e uma melhor sintonia entre os Times da empresa e da nova Organização Contábil. Se isso for possível, fica mais fácil praticar as sinergias entre os dois Times.
Trago o que escreveu Dr. Kléber Nobrega em seu artigo de 03/2022
“Sintetizo aqui algumas diferenças conceituais e práticas entre propósito e missão:
Missão responde o que a organização faz; propósito responde por que a organização faz o que faz;
1. Missão tem a ver com razão de ser; propósito tem a ver com causa;
2. Missão relaciona-se com produtos e serviços; propósito relaciona-se com motivo para engajar as pessoas;
3. Missão é racional; propósito é emocional;
4. Missão tem foco externo; propósito tem foco interno;
5. Missão tem enfoque comercial; propósito tem enfoque comportamental;
6. Missão se relaciona com clientes; propósito se relaciona com a equipe interna;
7. Missão tem a ver com negócio, operação; propósito tem a ver com coração, alma;
8. Missão tem a ver com estratégia; propósito tem a ver com cultura;
9. Missão provoca envolvimento; propósito provoca pertencimento.”

Conclusão
Todo planejamento, em especial o estratégico, deve começar pelo Propósito e Missão.
A contabilidade, em especial a Gerencial, pode ajudar a Organização a conquistar o seu tão almejado Diferencial no mercado. Conte com a ASPR para esse seu Diferencial!