A Folha do ABC foi convidada, por meio do programa ‘Formando Laços’, da Braskem, para conhecer o Polo Petroquímico do ABC. A gerente de Relações Institucionais da Braskem, Sylvia Tabarin, coordenou a visita junto ao gerente Industrial, Renato Bresciani e a equipe de Relações Institucionais da Braskem, formada pela Vitória, Priscila e Bruna.
O programa tem como objetivo abrir as portas para a comunidade, para que a população co-nheça os produtos e iniciativas da empresa, líder das Américas em produção de resinas termoplásticas e a maior fabricante de biopolímeros do mundo. Por meio de visitas guiadas, a comunidade pode conhecer as unidades industriais de forma geral, acompanhada pelas equipes de Relações Institucionais e Gerência Industrial da Braskem.
A visita foi iniciada pelo Centro de Memória Braskem, onde foram apresentados a estrutura da Indústria Petroquímica no Brasil, composta por 11,2 mil empresas, que geram 312,9 mil empregos. A extração e refino do petróleo e gás natural são feitas pelas 11 unidades industriais da Petrobras. Em seguida, a 1ª geração de Petroquímicos Básicos é feita por quatro unidades industriais da Braskem. A 2ª geração, produção de químicos intermediários e resinas termoplásticas, e a 3ª geração, transformadores plásticos, são feitos pelas demais empresas do setor.
Os produtos fabricados no Polo estão em diversos segmentos como Agrícola, Construção Civil, Varejo, Automotivo, Higiene e Limpeza e Alimentício. A visita segue de van, por dentro do Polo Petroquímico, com a primeira parada em ponto estratégico, onde é possível observar o sistema de segurança comum em todas as plantas petroquímicas, o Flare. No Polo Petroquímico do ABC há três Flares: o Stack Flare (tocha), o GroundFlare e o Flare enclausurado.
Em seguida, a visita segue para a área de segurança industrial, que possui os recursos para atendimentos de emergência a todos que trabalham dentro do Polo, como ambulâncias, caminhões de bombeiros com sala de reunião, roupas especiais, etc.
A visita termina no Centro de Controle Operacional (CCO), onde são controladas todas as operações do Polo, em funcionamento 24 horas por dia. Cerca de 40 pessoas trabalham no CCO. Para visitar o Polo Petroquímico, o agendamento deve ser feito pelo site www.braskem.com, no menu “Contato”, e “Agendar Visitação”.