Negócios

France Excellence debate Etiqueta Francesa e o luxo

Caroline Putnoki e Evelyne de Mascarel

A 4ª edição do France Excellence, maior evento sobre o luxo francês, sob o tema “L’art de (RE)vivre à la française” (a arte de (re)viver à francesa), terminou nesta quinta (19), no Aya Hub- Cidade Matarazzo, em São Paulo.

A última conferência foi realizada com a especialista em Etiqueta Francesa e fundadora do SavoirVivre Today, Evelyne de Mascarel, que abordou o tema: “A etiqueta francesa e o luxo do século XXI”.

A diretora América do Sul da Atout France, Caroline Putnoki, na abertura, destacou o savoir-faire francês e luxo com sustentabilidade. “A filosofia de vida à francesa passa pelo apreço à beleza, à sofisticação e busca do equilíbrio da vida e todos os seus prazeres. Luxo é a continuação da arte de viver à francesa e um novo elemento que chegou é a sustentabilidade com a preservação da natureza e o equilíbrio das comunidades locais”, disse.

Na conferência, Evelyne falou sobre a origem da etiqueta francesa, que nasceu no século XVII, época do Louis XIV, o Rei Sol, que no Palácio de Versalhes, que introduziu um código de conduta, por meio de uma etiqueta em papel, que era distribuída para os cortesãos e aristocratas do reino.

A especialista em etiqueta ainda contou sobre dados históricos relevantes, tais como a primeira vez que as mulheres sentaram-se à mesa sem a presença dos seus maridos, em 1636 e o exibiu imagens dos primeiros móveis, ainda em madeira, que eram utilizados para apoiar baldes de champagnes.

“Etiqueta francesa é reconhecer o outro, respeitá-lo, saudá-lo com empatia, com polidez”, disse Evelyne.

A fundadora do SavoirVivre Today também discorreu sobre a “Netiqueta”, conjunto de regras de conduta que se recomenda seguir na internet, com o objetivo de manter um ambiente virtual saudável. Evelyne chamou a atenção para se evitar expressões coloquiais e gírias da vida cotidiana e que as pessoas não devem se preocupar em responder mensagens rapidamente, para evitar respostas impulsivas.

Além disso, foi discutido o luxo do século XXI, com o “luxo obrigatório”, que de acordo com a especialista está relacionado, principalmente, ao respeito com os outros.