Negócios

France Excellence realiza conferência com diretora da Guerlain

Viviane Fernandes Koyama, Caroline Putnoki, Claire Coletti e Diana Verde Nieto

No primeiro dia da 4ª edição do France Excellence, no Aya Hub no complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, foram realizadas duas conferências e uma rodada de negócios.

O evento teve início pela manhã com a conferência “Reimaginando o luxo”, com a escritora, especialista em ESG e fundadora do Positive Luxury, Diana Verde Nieto. Após, foi realizada rodada de negócios com 31 empresas francesas do setor de turismo com agentes de turismo brasileiros.

No final da tarde, Caroline Putnoki, diretora da Atout France-América do Sul, recebeu o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para a abertura da segunda conferência.

“Pelo quarto ano consecutivo estamos reunidos para celebrar a excelência francesa. São mais de 60 participantes nas conferências, 207 profissionais brasileiros dos encontros profissionais com 31 representantes de empresas francesas. É com muito prazer que dizemos que o sucesso deste evento já é garantido”, anuncia Lenain.

O embaixador ainda ressaltou a importância dos turistas brasileiros na França. “Somos o país número dois em números e despesas. Para ilustrar a temática do evento L’Art de ReVivre a la française, os palestrantes falaram do positivity luxury e da arte de receber à francesa, mas que não dispensa a sustentabilidade e a inovação”, afirma.

Emmanuel Lenain ainda revelou que a França quer ser o primeiro destino de turismo sustentável do mundo até 2030.

“Em nome da beleza by Guerlain”

“A Guerlain será sempre parisiense”, disse Claire Coletti

Na sequência, direto da França, foi iniciada a segunda conferência do evento, “Em nome da beleza by Guerlain”, com a diretora global de Sustentabilidade Guerlain, Claire Coletti, em conferência direto da França, falou sobre a história da marca e sua relação com a sustentabilidade. “A Guerlain sempre teve um apelo francês. A Guerlain será sempre parisiense”, diz.

Coletti conta que em 1828, Pierre-François-Pascal Guerlain tornou-se perfumista-químico e abriu a sua primeira boutique na Rue de Rivoli, em Paris. A sua maior realização foi a Eau de Cologne Impériale, que dedicou à Imperatriz Eugénie em 1853, por ocasião do seu casamento com Napoleão III. A diretora revelou que o frasco da Eau de Cologne Impériale contém o desenho de 69 abelhas, símbolo imperial francês, adornado com grinaldas inspiradas na coluna da Place Vendôme. “Pascal foi um visionário em criar uma marca global, que é sinônimo de elegância”, enfatiza.

Colletti revelou que todos os produtos Guerlain, fragrâncias, skincare e maquiagens são produzidos na França, em fábricas próprias. “O nosso savoir-faire é transmitido de geração em geração”, afirma.

A diretora também destacou a fragrância L’heure Bleue – Eau de Parfum, que foi concebido por Raymond Guerlain em 1912, com um frasco icônico em forma de “coração invertido” e o Shalimar- Souffle de Parfum- Eau de Parfum, inspirado na história de amor entre um imperador e uma princesa indiana, Shalimar. “Shalimar significa o templo do amor”, revela Colletti. Ainda mencionou o Habit Rouge- Parfum, lançado em 1965, que se tornou um símbolo olfativo da elegância francesa, La Petite Robe Noire- Parfum e falou sobre revolucionário “Ne m’oubliez pas”, o primeiro batom em stick do mundo.

Sustentabilidade

A sustentabilidade também ganhou destaque na conferência. Claire Coletti enfatizou a relação da Guerlain com a natureza. “A natureza sempre inspirou a Guerlain e somos reconhecidos por nossas estratégias de sustentabilidade”, ressalta.

De acordo com a diretora, algumas estratégias da marca são: preservar a biodiversidade, pois a natureza é fonte de ingredientes naturais para os produtos da marca; inovação e sustentabilidade, com o ecodesign e eco embalagens, com a utilização de álcool orgânico nos perfumes e diminuir a pegada de carbono, com o transporte dos produtos, de preferência, por meio de barcos, ao invés de aviões.

Claire ainda falou sobre alguns dos projetos desenvolvidos pela Guerlain, em especial para o cuidado das abelhas, símbolo da marca. “Estamos convencidos da importância das abelhas, que são responsáveis pela polinização de 80% dos alimentos naturais que ingerimos e 90% das flores”, revelou. Um deles é o “Women for bees”, que gera oportunidade para mulheres apicultoras em todo o mundo, além do “Bee School”, que ensina crianças sobre a importância das abelhas e como protegê-las. “Mais de 100.000 crianças já foram impactadas com o Bee School”, conta a diretora.