Política

Francisco Loureiro toma posse na presidência do TJSP

Francisco Eduardo Loureiro é o novo presidente do TJSP (Fotos: Divulgação/TJSP)

O desembargador Francisco Eduardo Loureiro, tomou posse, na quarta (7), como presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Loureiro vai dirigir, nos próximos dois anos, o maior tribunal do País, com 358 desembargadores, 2,3 mil juízes e 41,3 mil servidores que atuam em 320 comarcas e 1.630 varas espalhadas pelo Estado. Seu maior desafio serão as 17,1 milhões ações em curso, ou 26% do total de feitos em todo o País.

Foram empossados o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Silvia Rocha, a primeira mulher na história do TJSP; e os quadros do Conselho Superior da Magistratura (CSM) – desembargadores Roberto Nussinkis Mac Cracken (presidente da Seção de Direito Privado), Luciana Almeida Prado Bresciani (presidente da Seção de Direito Público), Roberto Caruso Costabile e Solimene (presidente da Seção de Direito Criminal), Rosangela Maria Telles (ouvidora), Marcelo Lopes Theodosio (ouvidor substituto).

Na ocasião, também houve a posse administrativa dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), da Diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM) e da Ouvidoria eleitos para o biênio 2026/2027. A cerimônia antecede a posse solene, marcada para 6 de fevereiro, às 10h, no Salão dos Passos Perdidos.

O novo presidente do TJSP disse que “sem um Judiciário forte, as promessas de igualdade, liberdade e direitos fundamentais são meros princípios vazios”. Loureiro enfatizou que “é fundamental que o Judiciário tenha o respeito e a confiança da população, pois somente assim assegura seu papel estrutural na democracia”.

O desembargador também afirmou que se sente “profundamente comovido e honrado por assumir a presidência do Tribunal de Justiça”. Segundo ele, a Corte paulista “tem sido referência de integridade, compromisso com a Justiça, com a cidadania e com o Estado de Direito”.

Também prestigiaram a posse administrativa presidentes do TJSP em biênios anteriores, desembargadores Ricardo Mair Anafe (2022/2023), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (2020/2021) e José Renato Nalini (2014/2015); o ministro Sidnei Beneti; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador José Antonio Encinas Manfré; entre outras autoridades.

Quem é o novo presidente do TJSP- Paulistano, nascido em 1959, Francisco Eduardo Loureiro é formado pela Direito da USP, turma de 1982. Chegou à Justiça de São Paulo em 1985, quando assumiu o cargo de juiz substituto em Santo André, no ABC. Também trabalhou em Cândido Mota, Franco da Rocha e em São Paulo. Em 2011 foi promovido a desembargador.

Loureiro foi vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura (2016/2017) e diretor (2018/2019). Antes de chegar ao cume da instituição exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça de São Paulo.

Empossados no TJSP

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário